
Dra. Larissa Alessandra Mehl (foto:@marciojrph)
Os marcos evolutivos do desenvolvimento neuropsicomotor são comportamentos e habilidades que a maioria dos bebês e crianças devem alcançar dentro de uma mesma faixa etária. Conhecer o desenvolvimento típico é fundamental para identificar possíveis atrasos nos marcos do desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo, social e emocional, que podem ser sinais de alerta para transtornos do neurodesenvolvimento.
Cada criança tem suas particularidades, mas sempre respeitando os marcos do desenvolvimento neuropsicomotor e social para cada fase. A atenção a estes marcos é fundamental, pois uma vez identificados atrasos e prejuízos, devemos investigar e agir precocemente para que não se percam janelas importantes de oportunidade para os aprendizados.
Nos primeiros anos de vida, a neuroplasticidade, que é a capacidade que o cérebro tem de se moldar e se reestruturar frente a experiências e estímulos recebidos, é muito mais intensa. Quanto menor a criança, maior a velocidade de formação de novas conexões cerebrais e, com isso, a intervenção precoce possibilita melhores chances de formar novas conexões cerebrais referentes às habilidades almejadas.
A qualidade da arquitetura e do funcionamento cerebral, a quantidade e qualidade da conectividade das sinapses/conexões cerebrais, especialmente nos dois primeiros anos de vida, bem como as oportunidades para o desenvolvimento global, são fundamentais para um desenvolvimento saudável.
As crianças precisam também crescer em um ambiente seguro, rico em estímulos positivos e necessitam do contato olho no olho, do toque e de se sentirem amadas.
Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844
Neurologista Infantil
@dralarissa_neuropediatra
Curumim Clínica Pediátrica
Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí
📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622
@clinica.curumim