Dicas de como organizar o closet de forma funcional

Organizado e funcional, essas são as palavras que melhor descrevem o closet perfeito. Mas você sabe qual a diferença entre arrumar e organizar um closet ou guarda-roupas? Na arrumação os itens são guardados sem muitos critérios. Já na organização tudo é realocado conforme a necessidade de uso e seguindo técnicas para otimização dos espaços. 

Uma vida organizada começa com suas peças de uso pessoal em ordem. Ou seja, um guarda-roupas ou closet organizado permite muito mais do que praticidade na hora de escolher o que vestir. Seus benefícios impactam, por exemplo, na mente, por não precisar se estressar logo cedo tentando descobrir onde estará a peça que deseja vestir. Ou então, financeiramente, pois permite você que saiba ao certo o tem e o que falta. Isso sem mencionar o quanto prazeroso é poder ver tudo bem arrumadinho, não é mesmo?!

Mas qual é o primeiro passo para a organização certa? É entender a necessidade de quem irá utilizar o espaço. Por exemplo, um executivo utiliza muitos ternos, camisas, gravatas e sapatos sociais, desta forma estes itens devem ganhar maior atenção para que estejam posicionados de forma prática e acessível. 

Tendo em mente quais peças devem ganhar prioridade, o segundo passo é verificar o que realmente ainda é utilizado e o que pode ir para descarte ou doação. Despois disso é partir para a organização de fato. Para ajudar, separei algumas dicas básicas que farão a diferença no seu dia a dia. 

Tipo e função: organize as peças por função e tipo. Exemplo, roupas de trabalho, de academia, para dormir e etc.. Uma sugestão que ajuda muito, é organizar estes tipos e funções também por categorias como roupas de frio, de verão, acessórios. Depois de feitas as categorias, organize por cores. Pode parecer exagero, mais isso será um facilitador na hora de busca uma peça no closet.

Invista em organizadores: nem sempre os armários contam com todas as divisórias que precisamos. Por isso, investir nos acessórios certos para organizar fará toda a diferença. Aposte em:

• Cabides padronizados – além de contribuírem para a estética visual, facilitam muito na hora de encaixar as roupas. 

• Caixas e cestos – há opções em diferentes materiais, tamanhos e formatos. São ótimas alternativas para armazenas itens como lenços, saídas de praias, vestidos de festa e muito mais. 

• Divisórias – para as gavetas de peças íntimas, biquinis e meias elas são essenciais pois evitam muita bagunça.

• Etiquetas – pequenas etiquetas sinalizando quais tipos de peças ocupam cada local são ótimas aliadas, até mesmo na hora de manter a organização.

• Capas – proteja as peças delicadas e de pouco, isso ajuda não somente na organização como também na preservação da roupa.


Priscila Vieira

Personal Organizer

📱 (47) 9 9977-8552 | @privieiraorganiza 

primvieira20@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s