RINOLOGIA

DRA. THAÍS PÍCOLO

A rinologia é uma área de atuação que abrange o tratamento de uma série de doenças, dentre elas os tumores nasais, fístulas nasais, hipertrofia de adenoide, além da realização de procedimentos e cirurgias relacionadas ao aparelho nasossinusal.

TUMORES NASAIS

Na medicina, a palavra tumor desperta um sentimento de “medo/pavor” nas pessoas, mas, na verdade, o termo tumor se refere ao aumento do volume de uma parte do corpo. Não necessariamente faz menção a algo maligno ou cancerígeno. Portanto, podemos ter tumores benignos também, dentre eles a polipose nasal.

Sabemos que os pólipos nasais podem ser formados por uma hiperreatividade do sistema alérgico do paciente. Como a doença pode ser bastante extensa e ocupar toda ou quase a totalidade da cavidade nasal, diminuindo substancialmente a capacidade respiratória, o melhor tratamento nesses casos é a cirurgia para ressecção desses “tumores”.

FÍSTULAS NASAIS

Podem ser espontâneas ou traumáticas (acidental ou iatrogênica – causada em alguma outra cirurgia nasal). É quando temos uma comunicação do sistema liquórico com a cavidade nasal e o líquido cefalorraquidiano se exterioriza pelo nariz. Portanto, sempre que temos uma saída de líquido claro por apenas uma narina, devemos sempre levantar esta hipótese como uma das causas.

HIPERTROFIA DE ADENOIDE

Sempre importante avaliar a adenoide nas crianças que apresentam obstrução nasal. Nessas crianças, a adenoide costuma estar aumentada, causando dificuldade para passagem de ar pelo nariz. O tecido adenoideano é um órgão linfoide que fica posicionado no final das narinas. Ela constitui parte de nosso sistema imunológico na infância. Porém, quando indicamos a cirurgia para ressecá-la, isso não necessariamente leva a uma imunodeficiência, uma vez que possuímos vários outros tecidos que também desempenham esta função.

CIRURGIA DA “CARNE ESPONJOSA”

A “turbinectomia” ou “turbinoplastia” é a redução das conchas nasais – popularmente conhecidas como “carne esponjosa”. As conchas nasais podem aumentar de tamanho nas rinites, assim causando também dificuldade respiratória nasal.

Lembrem-se, respirar bem é respirar pelo nariz!

Para mais dicas de saúde em otorrinolaringologia, siga minha página no instagram: @dra_thais_picolo e nossa página da clínica @clinicah.mota, que estão sempre com várias dicas para saúde de seu nariz, ouvidos, garganta, laringe e mais. Assim também podemos ter um contato mais próximo e esclarecer algumas de suas dúvidas.

Até a próxima edição!


DRA. THAÍS PÍCOLO

Otorrinolaringologista CRM-SC 30.620 | RQE: 20.966

@dra_thais_picolo

Av. José Eugênio Muller, 881 – Térreo- Itajaí/SC

📱 (47) 3228-0431

@clinicah.mota

http://www.clinicahmota.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s