MENOPAUSA PRECOCE AOS 34 ANOS?

Dra. Grazielle Alves Bento | 📸marciojrph

Da famosa menopausa todas nós já ouvimos falar. Porém, o que poucas pessoas sabem é que sua chegada pode acontecer em mulheres mais jovens e, ao contrário do que muitos acreditam, isso não é tão raro.

Nesses casos ela é denominada menopausa precoce e acontece quando, antes dos 45 anos, a paciente para de menstruar. Além disso, há outros sinais de alerta que surgem neste período e que podem ser detectados por meio de exames; entre eles estão os hormônios alterados ou a baixa contagem de folículos no ultrassom.

Por isso, as mulheres que estão na faixa-etária dos 30 anos e que no futuro desejam engravidar precisam estar atentas. É nessa idade que devem iniciar algumas avaliações hormonais, principalmente se tiverem alguns sintomas como calorões, menstruação irregular, irritabilidade ou dificuldade no sono.

Com o acompanhamento certo é possível se planejar de maneira mais assertiva. Os exames hormonais, por exemplo, começam a se alterar em média sete anos antes da chegada da menopausa. Por isso é tão importante estar em dia com sua rotina de cuidados no ginecologista.

E se você faz uso da pílula, não se engane. O anticoncepcional pode induzir uma “falsa menstruação normal” e quando paramos a pílula para engravidar vem o susto. Para isso não acontecer é importante avaliar antes os exames, mesmo que, nesse momento, engravidar não esteja nos seus planos.

LEMBRE-SE: O conhecimento do seu corpo, individualizar o seu planejamento familiar e a sua saúde feminina são muito importantes. Dê toda atenção necessária para não ter surpresas no futuro.


Dra. Grazielle Alves Bento 

CRM/SC 18490 | RQE 14880

Ginecologista, especialista em medicina reprodutiva

@DRAGRAZIELLEBENTO

Sócia da FERTVITA 

R. Fernando Azevedo, 137 – Sala 1 – Praia dos Amores, Balneário Camboriú

📱 (47) 2122-3232 | 9 8837-2052

@fertvitamedicinareprodutiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s