A SAÚDE COMEÇA NO INTESTINO

Você já deve ter ouvido falar sobre o eixo cérebro-intestino e que ele influencia muito mais do que nossa saúde intestinal, certo? Mas você sabe por que dizemos que a saúde começa no intestino?

Primeiro, cada um de nós tem uma microbiota, ou seja, uma flora bacteriana intestinal, tão única quanto nossa impressão digital, que impacta todo o metabolismo. Em segundo lugar, a microbiota pode contribuir para o desenvolvimento de condições, como a obesidade, que antes pensávamos serem atribuíveis apenas ao estilo de vida. E terceiro, em razão da capacidade de mudança, a microbiota permite alterar nossa saúde geral à medida que envelhecemos, para melhor ou pior.

A disbiose, um desequilíbrio da microbiota, reduz a capacidade de absorção de nutrientes, como vitaminas e minerais, impede a função protetora da barreira intestinal, altera a resposta hormonal e dos neurotransmissores cerebrais, bem como produz substâncias antinutritivas, predispondo a alterações de todo o organismo. Pode afetar o humor e o comportamento, além de contribuir para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como distúrbios de imunidade, ansiedade, diabetes ou câncer.

Atualmente há exames que nos auxiliam no diagnóstico da disbiose para uma intervenção mais assertiva e eficaz. No entanto, o estilo de vida adequado ainda é mandatório. Prática de exercícios físicos, ingesta adequada de fibras alimentares, hidratação, redução de açúcares e alimentos industrializados, evitar drogas e medicamentos, reduzir toxinas, mais exposição ao sol, manejo do estresse e sono de qualidade são fatores que impactam nas famosas “bactérias do bem”. Quando o corpo adoece, o tratamento multidisciplinar é o mais indicado, e sempre envolve a saúde intestinal.


Mara Lucia Mafra

Médica Nutróloga com abordagem em medicina integrativa

Sócia Amaya Saúde Integrativa

@dramaravilhosa

📱 (47) 99724-1581

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s