TPM, UMA INIMIGA DO BEM-ESTAR FEMININO

Cólica, irritabilidade, fadiga, oscilação de humor, dor de cabeça, inchaço e desejo por doces ou alimentos específicos são alguns dos sintomas referidos por cerca de 75% das mulheres no período que antecede a menstruação. É a famosa TPM, síndrome da tensão pré-menstrual. A TPM apresenta ainda uma forma mais grave, que atinge até 8% das mulheres, afetando sua vida, seu cotidiano, seu funcionamento social e profissional, por isso seu tratamento é tão importante. 

A Medicina Integrativa traz uma abordagem diferenciada da medicina convencional que sugere tratamento com anticoncepcionais e antidepressivos. As causas ainda não são totalmente conhecidas, mas já se sabe que as mudanças hormonais que acontecem na segunda fase do ciclo menstrual estão em desequilíbrio na TPM. E é exatamente esse ajuste que buscamos. 

Além das mudanças de estilo de vida, como escolhas alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos, focamos ainda na saúde intestinal, desintoxicação e controle do estresse. O intestino é responsável pela produção de serotonina, o neurotransmissor da felicidade que está reduzido no período pré-menstrual e assim merece atenção. Já as toxinas e o estresse estão fortemente associados ao que chamamos de Predominância Estrogênica, uma condição de desequilíbrio entre os hormônios femininos estrogênio e progesterona, que leva ao aparecimento dos sintomas da TPM. Ao contrário do que se imagina, muitos anticoncepcionais podem até mesmo exacerbar essa condição. 

Uma abordagem integrativa não serve apenas de remédio para abafar os sintomas, mas sim trata a base do problema, possibilitando a verdadeira cura.


Mara Lucia Mafra

Médica Nutróloga com abordagem em medicina integrativa

Sócia Amaya Saúde Integrativa

@dramaravilhosa

📱 (47) 99724-1581

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s