IVANA NASCIMENTO

ROMPE ESTEREÓTIPOS E AINDA PROVA QUE MULHER PODE SER PODEROSA SEM ABRIR MÃO DA VAIDADE, FEMINILIDADE, DELICADEZA E GENEROSIDADE.

Ivana Nascimento é, com certeza, o tipo de pessoa que quebra perfis preestabelecidos e ainda prova que mulher pode ser poderosa sem precisar deixar de lado a vaidade, a feminilidade, a delicadeza ou a generosidade.

Mulher, esposa, mãe e praticante de tiro ao alvo, Ivana nos conta que mantém uma vida bem disciplinada. Fator esse que ela diz ser essencial para conseguir dar o suporte necessário a todos em casa, na empresa do marido e ainda tirar um tempinho para cuidar de si.

Casada há nove anos com o empresário Thiago Nascimento, é mãe da Maria Vitória (7 anos) e do João Vitor (3 anos), seus maiores motivos de alegria e amor incondicional. “Minha vida mudou completamente com a chegada dos meus filhos. Tudo altera, até a dinâmica do casal. Desde o nascimento deles, todo dia é um novo desafio, uma nova descoberta, um novo aprendizado. Mas, repito sempre, eles são os meus bens mais preciosos e todos os desafios valem a pena”.

E qual o segredo para um casamento feliz? De acordo com Ivana, “casamento é uma conquista diária, na qual a admiração pelo companheiro é a vontade de querer continuar e assim se apaixonar pela pessoa todos os dias. Precisa de companheirismo para saber dividir os momentos bons e ruins que unem o casal. Eu e o Thiago temos um objetivo: ‘vivermos juntos até o fim’, mantendo nossa família e educando nossos filhos, tendo como base e alicerce a aliança com Senhor Jesus. Além disso, eu e o Thiago viajamos ao menos uma vez ao ano para mantermos, de forma especial, nossa conexão como casal”. revela

DIA A DIA

Casa, filhos, marido, colaboradores. Ivana está sempre por trás dos bastidores, dando o suporte que cada um precisa. “Também cuido, com meu marido, da parte social e filantrópica da empresa. Temos um valor anual destinado a doações focadas às instituições. Dentro desse contexto, entendemos que precisamos devolver para a sociedade o que nos foi permitido ter. É claro que tudo o que temos, nada veio de graça, tudo foi conquistado com muito trabalho. Mas acreditamos que as doações, de alguma forma, quando voltam para a sociedade, ajudam a roda a girar”, explica.

Além de cuidar de todos, a rotina de Ivana também inclui cuidados consigo mesma. Por isso, investe em atividades físicas diárias com personal trainer, cuidados com alimentação, idas ao dermatologista mensalmente e, é claro, mimos como massagens, unhas e cabelo que já fazem parte da rotina diária de beleza.

ARMADA E PODEROSA

Há quem pense que uma mulher poderosa não seja sinônimo de dona de casa. E é aqui que Ivana, novamente, quebra padrões. Sim, pois além de dona de casa, mãe e esposa, ela é praticante de tiro. Esse deporto é oficialmente reconhecido como CAC (caçador, atirador e colecionador de armas).

Ela nos conta que sua paixão pelo esporte veio junto com seu marido, que é praticante há 13 anos e sempre teve arma registrada. “Quando nos casamos ele tinha uma arma em casa. Eu disse: leva essa arma para o cofre da empresa porque eu não suporto ver. Depois que minha primeira filha nasceu, naquela mesma semana eu disse: traz aquela arma pra casa porque podemos precisar dela pra defender a nossa filha”. Depois desse dia, seu interesse só cresceu.

De lá para cá, seu interesse pelo universo bélico só cresceu. Desde 2020 com registo de CAC, ela pratica tiro no estande do clube de Gaspar, ao qual é filiada, e outro em Blumenau, ao qual o marido é filiado, e ainda coleciona armas. E, apesar de ter permissão, ela não caça. “Sou contra tirar a vida de qualquer ser vivo que seja”, explica Ivana.

Praticante de tiro mensalmente nas modalidades de pistola, arma longa e fuzil, quando perguntamos com quais armas mais gosta de atirar, ela prontamente responde: “minha SiG Sauer e o fuzil do meu marido. Eu tenho duas armas: Pistola SIG Sauer e Pistola Taurus G2C. Já pedi autorização para a compra de um fuzil 5.56mm. Mas, enquanto não aumento meu arsenal, atiro com outras armas de fogo do meu marido”.

MULHERES E O TIRO ESPORTIVO

Já se foi o tempo em que praticar tiro era algo apenas para homens. Ivana conta que, hoje, até mesmo os maridos preferem e incentivam as esposas a praticar o tiro para defesa pessoal. Por isso é possível encontrar muitas mulheres nos estandes. “Além disso, eu diria que a prática de tiro esportivo abre um leque de oportunidades, aprendizado e, principalmente, defesa pessoal. Manusear uma arma de fogo, se proteger e poder proteger sua família é um direito do brasileiro. E não para por aí. São inúmeros benefícios que este esporte traz para sua vida: ajuda a ter mais calma e concentração, estimula você a ter movimentos rápidos e mais reflexos. Por isso, sempre digo que o tiro esportivo é saudável, pois proporciona equilíbrio físico e mental, serve de descontração e auxilia na diminuição do estresse”.

Outro ponto positivo dos clubes que Ivana destaca é que eles acabam se tornando um ponto de encontro familiar e de amigos. E para quem deseja praticar, Ivana revela que a única dificuldade do esporte está no início, quando a precisão do tiro ainda não existe. Mas, segundo ela, tudo é uma questão de tempo, pois quanto mais atira, mais preciso o tiro fica.

CURIOSIDADE

O que é preciso para ser um colecionador, atirador e caçador (CAC) e como faço para manter o registro?

Todo atirador, caçador e colecionador precisa estar devidamente registrado e categorizado no Exército Brasileiro por meio do CR – Certificado de Registro.

Além disso, entre a papelada que precisa apresentar estão: laudo psicológico, laudo de tiro, declaração de filiação do clube de tiro, ser maior de 18 anos e, é claro, estar em dia com a lei.

Já para manter o registro, é preciso comprovar habitualidade. Neste caso, o CAC deverá comprovar sua frequência no clube, assinando a planilha de habitualidade. Pode ser quando de sua ida ao clube para treinamento, prática de recreação ou prova interna. E sim, tudo é enviado ao Exército Brasileiro.


Capa: Ivana Nascimento @ivanacnascimentoo

Fotos: @marciojrph

Beauty: @jehanejahn @luh_ollitaja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s