Mas afinal, o que é Epilepsia?

Dra. Larissa Alessandra Mehl | Neurologista Infantil | FOTO: @marciojrph

Epilepsia é uma doença de origem cerebral decorrente de descargas elétricas anormais no cérebro, caracterizada pela ocorrência espontânea de crises epilépticas, podendo envolver regiões isoladas ou o cérebro como um todo. 

Pode se apresentar de recém-nascidos a idosos e cada faixa etária tem particularidades específicas no tratamento. Acomete tanto homens quanto mulheres de maneira similar e não há distinções em etnias. 

As crises epilépticas se manifestam de diversas formas e conforme o distúrbio elétrico inicial, as crises são divididas em duas categorias: a focal e a generalizada. Nas Crises Focais, uma região específica e restrita a um hemisfério cerebral é acometida e a manifestação clínica irá variar conforme a área afetada, podendo ou não alterar a consciência. As crises podem se propagar e atingir os dois hemisférios cerebrais, resultando em uma crise epiléptica focal que evoluiu para tônico-clônica bilateral, conhecida como convulsão ou ataque epiléptico. Quando estruturas dos dois hemisférios cerebrais são rapidamente acometidas, chamamos de Crise Generalizada.

O tratamento é centrado em medicações anticrises, que costumam ter bons resultados em 7 a cada 10 pacientes. Aqueles que não conseguem o controle adequado de crises precisam de avaliação minuciosa por neurologista especialista em epilepsia, tanto para ajustes medicamentosos, quanto para discutir outras opções de tratamento disponíveis.  O cuidado à pessoa com epilepsia e sua rede de apoio é complexo e merece dedicação e zelo. 


Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844

Neurologista Infantil

@dralarissa_neuropediatra

Curumim Clínica Pediátrica

Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí

📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622

@clinica.curumim

FOTO: @mariciojrph

BEAUTY: @jehanejahn @luh_ollitajai

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s