
Epilepsia é uma doença de origem cerebral decorrente de descargas elétricas anormais no cérebro, caracterizada pela ocorrência espontânea de crises epilépticas, podendo envolver regiões isoladas ou o cérebro como um todo.
Pode se apresentar de recém-nascidos a idosos e cada faixa etária tem particularidades específicas no tratamento. Acomete tanto homens quanto mulheres de maneira similar e não há distinções em etnias.
As crises epilépticas se manifestam de diversas formas e conforme o distúrbio elétrico inicial, as crises são divididas em duas categorias: a focal e a generalizada. Nas Crises Focais, uma região específica e restrita a um hemisfério cerebral é acometida e a manifestação clínica irá variar conforme a área afetada, podendo ou não alterar a consciência. As crises podem se propagar e atingir os dois hemisférios cerebrais, resultando em uma crise epiléptica focal que evoluiu para tônico-clônica bilateral, conhecida como convulsão ou ataque epiléptico. Quando estruturas dos dois hemisférios cerebrais são rapidamente acometidas, chamamos de Crise Generalizada.
O tratamento é centrado em medicações anticrises, que costumam ter bons resultados em 7 a cada 10 pacientes. Aqueles que não conseguem o controle adequado de crises precisam de avaliação minuciosa por neurologista especialista em epilepsia, tanto para ajustes medicamentosos, quanto para discutir outras opções de tratamento disponíveis. O cuidado à pessoa com epilepsia e sua rede de apoio é complexo e merece dedicação e zelo.
Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844
Neurologista Infantil
@dralarissa_neuropediatra
Curumim Clínica Pediátrica
Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí
📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622
@clinica.curumim
FOTO: @mariciojrph
BEAUTY: @jehanejahn @luh_ollitajai