Prevenção: o caminho certo para a saúde e o bem-estar

Dra. Leticia Porciuncula | Foto: @marciojrph

Já dizia o ditado popular: “prevenir é sempre o melhor remédio”. Essa afirmação ganha ainda mais valor quando relacionada à saúde. Sim, pois prevenção nesta área significa a possibilidade de evitar o desenvolvimento ou, até mesmo, a progressão de uma doença. Isso quer dizer que, quando focamos na prevenção e na promoção da saúde, ao mesmo tempo, estamos oferecendo maior qualidade de vida e redução de mortes prematuras.

Quais os níveis de prevenção de saúde?

Prevenção primária: medidas que atuam antes do adoecimento e impedem a ocorrência de doenças. Inclui a promoção da saúde, a proteção inespecífica (nutrição, água potável, saneamento) e a proteção específica dirigida a determinada doença, por exemplo, a imunização.

Prevenção secundária: tem por objetivo detectar o adoecimento precocemente para tratá-lo com mais efetividade, maior brevidade, menor sofrimento e menores danos.

Prevenção terciária: reabilitação em casos de doença ou lesão já estabelecida. Por exemplo, reabilitar um paciente com sequelas de acidente vascular cerebral (AVC).

Prevenção quaternária: é a ação que pretende evitar os danos potenciais, a medicalização excessiva e a indicação desnecessária de exames e procedimentos.

Dra. Leticia, de que forma você trabalha com a prevenção em saúde com os seus pacientes?

Posso dizer que cada ação realizada está focada na prevenção. Hoje tenho um olhar muito direcionado para a prevenção primária, secundária e quaternária. Por exemplo, quando realizo uma consulta de pré-natal e/ou puericultura, faço avaliação da caderneta de vacinação (prevenção primária), verifico a pressão arterial em todos os pacientes maiores de 18 anos, oriento sobre hábitos para melhorar as condições de saúde. Realizo e oriento exames para prevenção de doenças, como a coleta de exame de rastreamento de colo de útero, solicito mamografia para as mulheres com indicação, oriento os homens sobre os exames necessários, conversando e explicando sobre o rastreamento do câncer de próstata e quando realizar. Foco, principalmente, na prevenção quaternária. A proposta é evitar o ‘rastreamento de tudo’, os exames desnecessários e as suas consequências, apoiando-me na medicina baseada em evidências e no cuidado centrado na pessoa.

Ações que nos ajudam a ter uma vida mais saudável

1. CUIDADOS COM HIGIENE

2. PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

3. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

4. HIGIENE DO SONO

5. ORIENTAÇÃO DE EXAMES DE ROTINA, CONFORME ORIENTAÇÃO E BASEADO EM EVIDÊNCIAS

6. CADERNETA DE VACINAÇÃO E COMO ATUALIZAR AS VACINAS ATRASADAS

7. INGESTÃO DIÁRIA DE ÁGUA

8. PARAR DE FUMAR

9. EVITAR BEBIDA ALCOÓLICA

10. USAR SEMPRE PRESERVATIVOS

Prevenção de saúde nas empresas

Iniciativas que garantam a saúde física e psicológica dos colaboradores devem estar sempre entre as prioridades. Podemos citar:

Campanhas educacionais com os temas: drogas, alcoolismo, violência, depressão sedentarismo, obesidade e segurança pessoal.

Ginástica laboral: os colaboradores podem praticar atividades físicas diariamente, adaptadas à sua rotina, contribuindo para a saúde física e mental, promovendo a integração entre os colaboradores.

Alimentação balanceada: é importante uma boa variedade de alimentos, uma dieta regular e horário de alimentação.

FOTO: @mariciojrph

BEAUTY: @jehanejahn @luh_ollitajai


Dra. Leticia Porciuncula

📱 (47) 9 9944-1380

domiciliarsc@gmail.com

atendimentodomiciliarsc.com.br

@domiciliarsc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s