PENSAMENTOS TORTURANTES

Na prisão dos pensamentos torturantes me encontro, não consigo estudar, trabalhar, passear, o medo se faz presente. Permaneço acuado diante da ruminação de minha mente.

Pensamentos negativos visitam nossa mente, porém tudo dependerá da nossa capacidade de resiliência, isto é, de como conseguimos lidar com eles. Pensamentos intrusivos são oriundos de ansiedade alta, traços de perfeccionismo, ou do transtorno obsessivo compulsivo. Na ruminação você está no circuito que o prende ao passado, gerando ressentimentos, raiva, sofrimento. As dores do passado servem apenas como aprendizado. Ficar na cogitação desencadeará culpa, rebaixamento da autoestima, desesperança. São pensamentos tóxicos e disparadores da depressão. Como libertá-los?

A estratégia terapêutica cognitiva comportamental antiruminação desenvolve um treino cerebral para combater este hábito nocivo. Inicia-se por Reconhecer a ruminação e questionar a razão dela. Ter consciência que é viciante, portanto, tomar a Decisão de mudar. Para desgrudar destes pensamentos utilize a palavra “Pare”, como comando ao seu cérebro. Redirecione o foco, através do movimento, exercitando o corpo. Crie algo, ativando sua mente na busca de uma atividade prazerosa. Interaja com outras pessoas, voltando o interesse para elas. Busque ação para mexer o corpo e distrair a mente.

Lembre-se que, para reduzir ansiedade alta, recomendam-se atividades físicas, respirações diafragmáticas, meditação, contato com a natureza, esportes. Principalmente nutrir a mente com sentimentos de amor e gratidão representará a chave desta prisão, deixando o passado no passado, vivendo o presente com leveza


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

@claudetedemorais_

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s