
O inverno é uma estação do ano convidativa a desfrutar de preparações quentes e saborosas que nos trazem prazer e conforto. É fisiológico, com o frio, nosso corpo requer alimentos com maior quantidade de gordura e calorias para manter-se aquecido. Além disso, há ainda a relação emocional, em que buscamos por preparações quentinhas que nos trazem aconchego. Mas, a notícia boa é que é possível aliar o aconchego que buscamos no inverno com hábitos saudáveis. Por isso, separei aqui, algumas dicas para você incluir no seu dia a dia e desfrutar desta estação com prazer e sem exageros:
1 – Sopa é uma grande aliada: Incluir no jantar é uma excelente opção para nutrir o corpo, aquecer e trazer aconchego. Mas a dica é preparar uma sopa leve e balanceada, inclua uma fonte de proteína, legumes variados de baixo valor calórico como: abobrinha verde, cenoura, chuchu, brócolis, alho-poró, vagem, não convém exagerar em fontes de carboidratos (macarrão, arroz, pão, batata, mandioquinha). Caso opte por incluir uma fonte de carboidrato, de preferência aos tubérculos, mas apenas uma opção (batata ou mandioquinha ou inhame.
2 – Inclua o conforto do chá: é uma excelente maneira de aquecer o corpo sem calorias e com propriedades terapêuticas maravilhosas, temos várias opções: chá de hibisco, camomila, gengibre, erva cidreira, dente de leão, frutas silvestres, dentre outros.
3 – Inclua os termogênicos naturais: substâncias que elevam a temperatura corporal e promovem um maior gasto energético ao serem processados: o gengibre, a canela, a pimenta vermelha e o chá verde.
4 – Mantenha as frutas no seu dia, mudar a apresentação do frio para o quente, melhora muito a aceitação durante a estação do frio, invista nas frutas assadas: banana com cacau, abacaxi com canela, pera, maçã etc.
Faça escolhas inteligentes.
Não coma menos, coma melhor!
Aline Cristina Torquato Schmitt
Nutricionista Pós-Graduada em Comportamento Alimentar
@nutrilavieclinica
📱(47) 9 9225-4142