Livro Mesa Brasileira é lançado no Balneário Shopping

Autoras Claudia Matarazzo e Renata Kauling participaram de um bate-papo e sessão de autógrafos

O gerente de marketing do Balneário Shopping, Fábio Quintana, com as autoras do livro, Claudia Matarazzo e Renata Kauling

Nesta terça-feira (07) o hall da AJRealty, no Balneário Shopping foi palco para o lançamento do livro Mesa Brasileira: guia para servir e degustar nossa comida regional, escrito pela jornalista, escritora e apresentadora Claudia Matarazzo em parceria com a empresária catarinense Renata Kauling.

A obra é uma viagem pela culinária nacional, mas também aborda o tema etiqueta à mesa, especialidade tanto de Claudia, quanto de Renata, que inclusive trabalha com isso.

Muito além de um livro de receitas, Claudia e Renata buscaram contextualizar cada prato e contaram com a ajuda essencial do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro. Pelas páginas, o leitor viaja no tempo, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época. Ao aterrissar na atualidade, a obra apresenta os itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio.

Para Claudia Matarazzo, conhecedora e degustadora da culinária brasileira, a construção do livro foi uma surpresa, pois trouxe a história dos ingredientes e como eles foram incorporados aos nossos pratos. “Ao reunir tantos ingredientes nesta pesquisa, observamos a diversidade e a riqueza que o nosso país oferece, principalmente na região norte. Mas o Sul também se destaca, pois conseguiu unir as influências alemã e italiana e dar aquele toque brasileiro”, pontuou.

A idealizadora do livro, Renata Kauling explica que a ideia da obra partiu de uma curiosidade pessoal. Especialista em mesa posta, a relações públicas entrou para este universo há 3 anos, quando procurou cursos sobre etiqueta e esbarrou na falta de informações sobre como comer a comida brasileira. “As informações se limitavam à cultura americana, ou europeia e senti falta de dicas para o Brasil. Merecíamos uma etiqueta para chamar de nossa e a partir do contato com a Claudia, vimos que o assunto rendia um livro, assim nasceu o Mesa Brasileira”, disse Renata.

Para as autoras a obra é destinada às pessoas que gostam de boa comida, que valorizam o que é nosso, às meseiras e quem aprecia uma mesa posta, para todos os públicos.

O encontro reuniu familiares de Renata, que é de Itajaí, amigos, admiradores e imprensa. Para o gerente de marketing do Balneário Shopping, Fábio Quintana, a ação proporcionou uma rica experiência de troca sobre as sutilezas da culinária brasileira. “Ficamos felizes em poder proporcionar experiências tão enriquecedoras aos nossos clientes”.

Fotos: Guma Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s