
“Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu?”, Com certeza você já ouviu essa frase na história de Branca de Neve. Mas o que define a beleza? Já se perguntou o porquê, independente de cultura e época, existem pessoas que unanimemente são bonitas?
George Santayana, em seu livro o Sentido da Beleza, estabeleceu a seguinte teoria: “a beleza como a percebemos é algo indescritível”, realmente o conceito de beleza não é simples, uma vez que simplesmente sabemos o que é belo, mas descrever ou traduzir em palavras se torna uma tarefa complicada. Definir beleza como um sentimento seria mais razoável, pois a beleza é o produto da percepção humana de vários sentidos, que juntos nos fazem sentir o belo, este sentimento gera admiração, desejo e atração.
Pesquisas baseadas na equação matemática de PHI, teorizam que a fórmula para a beleza está na simetria, argumentam que a aproximação da proporção áurea resulta em uma imagem que o subconsciente entende como natural e bela, de maneira simples, é como se nosso cérebro conseguisse “ler” o que é bonito.
Esta equação matemática tem sido usada por alguns especialistas na área da estética, mas ao pensar em algo exato, como a matemática, devemos tomar cuidado para que não ocorra uma padronização das faces, ao realizarmos a harmonização facial, essa adequação da imagem pessoal, deve ser levar em conta a simetria, bem como as características pessoais, considerando a personalidade e a maneira como o paciente quer ser visto pelo mundo.
Por Giovana Salgado
CRF/SC 9934
Especialista em Harmonização Facial e Estética Avançada
Consultoria Skincare Online
(47) 9 9932-7255
@giovanasalgadobc
Foto: @marciojrph
Beauty: @jehanejahn @luh_ollitajai