Ciclo da água, corredor ecológico, preservação das matas ciliares e reduzir, repensar, reutilizar e reciclar. A partir do entendimento da importância de ações como estas, o consumo consciente pode contribuir para a preservação do meio ambiente através de práticas sustentáveis.
A orientação de como cuidar melhor da natureza em Camboriú é um dos objetivos da palestra “Natureza Camboriuense: Nossa Casa Comum”, levada pela concessinária Águas de Camboriú ao longo de toda a semana a escolas da rede pública e privada da cidade. Na quarta, dia 8, alunos das turmas A e B do 5º Ano do Colégio Cecam receberam a visita da analista em responsabilidade social da Águas de Camboriú, Raquel Garcia Helm, e do coordenador de Meio Ambiente da concessionária, Tiago Santos e Souza.
A palestra fez parte da lista de ações que a concessionária realiza para comemorar a Semana do Meio Ambiente em parceira com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa também foi levada para estudantes das escolas Artur Sichmann, Abelardo Torquato Rosa e Euripedes Paula da Silva, da rede pública de ensino. “Os temas tratados foram relacionados à importância e ao cuidado de preservar o meio ambiente de diferentes maneiras”, destaca Raquel. Os estudantes também participaram de dinâmicas com músicas que reforçam a importância da preservação ambiental.
De acordo com as professoras Sandra Santos e Rakieli Silva, do Colégio Cecam, a palestra reforçou entre os estudantes o conceito de preservação ambiental que já vinha sendo discutido dentro de sala de aula. Também serviu para antecipar temas como o corredor ecológico – áreas que unem os fragmentos florestais ou unidades de conservação separados por interferência humana, como por exemplo, estradas, agricultura, atividade madeireira.
