Grupo vocal ‘As Passarinhas’ promove oficinas para mulheres voluntárias de Balneário Camboriú

O grupo vocal As Passarinhas realiza em julho, uma série de quatro oficinas de música para mulheres voluntárias de Balneário Camboriú. O projeto ‘Coisas Transformam-se em Mim’ recebeu patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC) e será desenvolvido nos dias 7, 14, 21 e 28 de julho.

A cantora Susi Brito, líder do grupo vocal, explicou que o novo projeto é voltado para promover a autoestima de mulheres que fazem trabalhos voluntários no município, tais como Ongs, Hospitais, Casas de repouso, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa das Anas (acolhe mulheres vítimas de violência doméstica), Casa da Mulher (para mulheres praticar atividades físicas, artesanais, palestras, saúde) e outros.

“Acreditamos que a arte e a música são lugares propícios onde podemos encontrar a nós mesmas e a nossa auto expressão. Onde podemos nos tornar originais e abrir caminhos para o novo e para o que, de fato, nos serve. A autoestima, o autoconhecimento transformam e são capazes de romper as barreiras que impedem a aceitação de si, pois a vida muitas vezes leva a ouvir os outros e não nos questionar sobre nossas próprias necessidade”, detalhou Susi.

“Queremos contribuir com a transformação de mulheres voluntárias que se dedicam a transformar o outro”, acrescentou.

O grupo

O grupo As Passarinhas é formado por oito intérpretes, que encontraram na música inclusão, afinidades e afinações. Ele nasceu dos encontros para estudo e cantoterapia no espaço ‘Um tom para cantar’, idealizado pela cantora e professora Susi Brito.

“O que começou como um exercício de autoestima virou trabalho profissional e em 2016 as passarinhas bateram asas e se tornaram oficialmente o grupo vocal feminino “As Passarinhas”, segue Susi.

Em 2019 veio o primeiro projeto, “Passarinhar”, com apresentações seguidas de rodas de conversa sobre cantoterapia em diferentes bairros de Balneário Camboriú.

O contato com o público de mulheres durante o projeto “Passarinhar” afetou também as cantoras.

Partindo da própria trajetória (lembrando que o grupo teve início em sessões de cantoterapia), a cantora Susi Brito, a socióloga Andréa Ramos, a artista plástica Solange, a engenheira Célia, as empresárias Carla, Edviges e Maristela (as integrantes do grupo “As Passarinhas”) perceberam a possibilidade de promover tal feito a outras mulheres, entendendo que a inclusão e o empoderamento são condições fundamentais para impulsionar a emancipação e a participação ativa da mulher na sociedade.

Em 2020, aprovaram pela LIC BC o projeto ‘Vou Fazer Você Voar’, que envolve as mulheres da Casa da Mulher, de Balneário Camboriú. Mas a pandemia impediu a realização, porque os encontros seriam presenciais.

Oficinas

  • “A Beleza que vem de dentro”, ministrada pela “passarinha” Roberta Arantes (terapeuta);
  • “Ética e estética na construção do autoconhecimento da mulher”, ministrada pelas “passarinhas” Andréa Ramos (socióloga) e Karla Aquino (consultora de imagem);
  • “Música em movimento”, ministrada pelas “passarinhas” Solange Ribeiro (atriz e artista plástica) e Edviges Farher (em formação no curso de teatro para músicos);
  • “Cantando e interpretando”, ministrada por Susi Brito (professora de canto).

Onde será

Dias 7, 14, 21, 28 de julho, das 19h às 21h, no espaço Um Tom para Cantar (Rua Suíça, 487, Bairro das Nações, em Balneário Camboriú)

Inscrições

As oficinas terão 20 vagas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo WhatsApp (47) 9 9952-2201.

Para participar, a interessada precisa apresentar uma declaração da entidade da qual é voluntária, comprovando assim o voluntariado e o vínculo com a instituição.
Creditos – Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s