VOCÊ SABE O QUE FAZER DURANTE UMA CRISE CONVULSIVA?

Dra. Larissa Alessandra Mehl | Neurologista Infantil – FOTO: @marciojrph

Na edição anterior falamos sobre epilepsia e crises convulsivas. Porém, também é fundamental saber o que fazer durante um episódio convulsivo.

Caso ocorra algum episódio convulsivo, com perda de consciência, é essencial manter a calma, proteger o paciente de traumatismo, retirar todo e qualquer objeto perigoso de sua passagem, não tentar segurar ou imobilizar o paciente durante a crise e não tentar fazer com que ele recobre a consciência. Se inconsciente, colocá-lo de lado para que ele não se engasgue com a própria saliva ou vômitos.

É necessário confortar o paciente assim que este estiver retomando a consciência; nunca colocar algum objeto ou líquido na sua boca enquanto estiver convulsionando e nem segurar a sua língua. Esta falsa ideia não suaviza nada, pode causar sufocamento, ter os seus dedos machucados pelos dentes do paciente e a língua é fixa, sendo impossível engoli-la.

É importante também que se observe o tempo da crise. Durante um episódio convulsivo, o cérebro libera substâncias inibitórias, não sendo necessário, na grande maioria das vezes, medicação endovenosa para controle da crise ou hospitalização.

Mesmo já estando medicado, é sugerido que, além das orientações acima, caso a crise persista por mais de 5 minutos, uma unidade de atendimento móvel de urgência seja acionada, além dos familiares do paciente.

Vale ressaltar a importância de todo cidadão ter noção de primeiros socorros e a importância de um neurologista especialista em epilepsia para uma melhor condução do caso.


Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844

Neurologista Infantil

@dralarissa_neuropediatra

Curumim Clínica Pediátrica

Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí

📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622

@clinica.curumim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s