
Dra. Fabiana Zarske de Mello | Ginecologia e Obstetrícia – FOTO: @marciojrph
Nosso corpo é a nossa casa! Quando você vai receber uma visita você limpa, organiza e perfuma a casa, não é mesmo? Para gestar não deve ser diferente; você deve preparar seu corpo, sua casa, para receber um bebê. Planejar é o primeiro passo para desfrutar de uma gestação saudável e um parto tranquilo.
E quando esta preparação deve iniciar? Pois bem, se pensarmos que, quanto mais saudável estiver a mulher, maiores suas chances de engravidar e ter uma gestação saudável, a resposta deveria ser desde SEMPRE! Biologicamente falando, o recrutamento dos folículos primordiais (estruturas que darão origem aos óvulos) demora aproximadamente 300 dias, ou seja, o óvulo liberado hoje, iniciou seu processo de recrutamento e formação há um ano, portanto, o estilo de vida e as escolhas da mulher até um ano atrás influenciam na qualidade deste óvulo. Até pouco tempo atrás, nós orientávamos o início dos cuidados pré-concepcionais três meses antes; hoje sabemos que, se possível, este preparo deve iniciar um ano antes das tentativas de gestação.
Visando à saúde da mulher de forma integral, para melhorar suas chances de uma gestação sem intercorrências, listo alguns cuidados pré-concepcionais:
1 Procure seu ginecologista para uma CONSULTA PRÉ-CONCEPCIONAL. Ter o preventivo, exames de imagem e laboratório em dia é fundamental. Esta é uma oportunidade de detectarmos e corrigirmos alterações.
2 Invista em uma alimentação saudável. A qualidade de nossa alimentação reflete diretamente em nossa saúde. O auxílio de um nutricionista com foco em saúde e fertilidade pode fazer a diferença.
3 Suplemente! Metilfolato, ômega 3, coenzima q10, vitamina D, melatonina, ferro, magnésio e zinco são essenciais. A suplementação busca, além de todos outros benefícios, POTENCIALIZAR a SAÚDE OVARIANA.
4 Pratique atividade física. Se você planeja engravidar e é/está sedentária, mude seus hábitos já! Os benefícios da atividade física antes, durante e depois da gestação já são comprovados e, apesar de algumas restrições, a maior parte das atividades físicas pode ser executada.
5 Durma bem! Tentantes (e gestantes) devem ter um sono duradouro (6-7 horas por noite) e de qualidade. Uma dica: invista na higiene do sono, óleos essenciais de lavanda e na MELATONINA.
6 Busque maneiras de reduzir / controlar o estresse do dia a dia. Cortisol, radicais livres e citocinas inflamatórias são liberadas no estresse e podem atrapalhar suas tentativas de engravidar. Lembre-se: saúde mental e emocional também são importantes!
7 Fumar e ingerir álcool durante a gestação: NUNCA! Busque ajuda para eliminar estes hábitos!
8 Faça uma avaliação odontológica de rotina e atualize seu calendário vacinal. Verifique as vacinas de tétano e hepatite B e, caso você não seja imunizada para sarampo, cachumba e rubéola, vacine-se (aguarde no mínimo três meses após a vacina para tentar engravidar).
Bastante coisa né? Mas são todas medidas de suma importância. Se você deseja ser mãe, este texto é para você. Invista em sua saúde desde já, repense seu estilo de vida e suas escolhas, se for necessário. É somente cuidando de nosso solo que bons frutos virão.
Dra. Fabiana Zarske de Mello
CRM 19.493 | RQE 14.867
Ginecologia e Obstetrícia
Clínica Digest Care
Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC
📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035
@fabianazarske.gineco