NO INVERNO MINHAS DORES AUMENTAM!

Fala galera, tudo certo? Chegando o frio e nosso corpo começa a nos mandar uma pequena informação que “iremos sentir” dor, assunto esse sobre o qual muitos têm dúvida do porquê isso ocorre.

Geralmente quando as temperaturas caem, nosso corpo nos dá uma resposta de dor, rigidez, aumento da preguiça, sem dizer na fome!

Isso tudo acontece porque o frio faz com que a musculatura sofra uma contração para gerar calor, e essa tensão muscular faz a dor aparecer de forma maior, causando desconforto, dor e aumento da rigidez muscular, nos deixando mais sucessíveis ao sedentarismo e ao aumento de consumo por comidas mais calóricas.

Normalmente essas dores vêm de alguma degeneração que podemos ter nas cartilagens das articulações, tecidos musculares ou ligamentares que podem estar sofrendo algum processo de inflamação. Exemplos podem ser a artrite, artrose e procedimentos cirúrgicos em lugares inflamados nos tecidos moles ou nas articulações.

Sem dúvida que as articulações que sofrem mais com isso são as que geralmente são as mais recrutadas e sofrem o maior estímulo, como os joelhos, quadril e coluna, onde os discos de cartilagens estão mais propícios ao desgaste natural ou algum trauma já diagnosticado. Exemplos de dor no joelho podem ser a condropatia patelar, no quadril e coluna e artrose.

Como a grande maioria das pessoas trabalha mais sentada, a tendência de ficar “se curvando” aumenta a rigidez e as dores na coluna; essas dores musculares ocorrem de forma alternada, alguns dias podem ser muito pequenas, mas nos dias que estamos mais estressados e com nosso fator emocional mais “prejudicado”, a sensação de dor aumenta, levando o indivíduo a tomar remédios ou até mesmo precisando ficar em casa em repouso.

TREINAR OU NÃO?

Sem sombra de dúvidas, quanto mais você se mexer, mais irá manter o corpo em movimento, ajudando muito a relaxar a musculatura tensionada; uma caminhada já pode ajudar, e muito, na movimentação dos músculos e cartilagens, fazendo uma grande diferença no dia a dia, liberando a rigidez muscular, aumentando a viscosidade dos líquidos sinoviais das articulações, diminuindo os riscos de lesões e reduzindo as dores.

CUIDADO! Muita gente erra quando quer “poupar” e ou reduzir as atividades dos idosos; eles precisam ser ativos, para sempre estar MÓVEIS E FUNCIONAIS; ficar em casa, sem fazer nada, só debaixo das cobertas, pode aumentar o risco de DEPRESSÃO e PERDA DE MOBILIDADE, causando dependência e enfraquecimento muscular.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance @rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s