
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, com grande participação genética, que tem início na infância e que pode persistir na vida adulta, comprometendo o funcionamento da pessoa em vários setores de sua vida.
É o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado.
Se caracteriza por três grupos de alterações: desatenção, hiperatividade e impulsividade. O indivíduo pode apresentar todas as manifestações (TDAH Combinado), ou apresentar somente os sintomas Desatentos (TDAH Predominantemente Desatento) ou somente ou sintomas Hiperativos e/ou Impulsivos (TDAH Predominantemente Hiperativo/Impulsivo).
O TDAH na infância em geral se associa a dificuldades de aprendizagem na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. As crianças são tidas como “avoadas”, “vivendo no mundo da lua” e geralmente “estabanadas” e com “bicho carpinteiro” ou “ligados por um motor”. Os meninos tendem a ter mais sintomas de hiperatividade e impulsividade que as meninas. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.
Os sintomas, de acordo com o DSM-5, precisam se iniciar antes dos 12 anos de idade, ocorrerem em ambientes diferentes (casa e escola, por exemplo), persistirem por pelo menos 6 meses e trazer algum prejuízo ao indivíduo.
O diagnóstico é clínico, ou seja, não existe exame específico que confirme a condição.
A condição tem tratamento, seja multidisciplinar ou medicamentoso e o paciente pode e deve ter uma vida absolutamente normal.
Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844
Neurologista Infantil
@dralarissa_neuropediatra
Curumim Clínica Pediátrica
Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí
📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622 @clinica.curumim