
Durante a avaliação clínica de cada paciente, é feita a anamnese, na qual se filtram as informações gerais de saúde desse paciente, buscando-se prováveis alterações, como diabetes, disfunção cardiológica, renal, hepática, alterações dos elementos sanguíneos, hormonais. Avaliamos também o estado emocional desse paciente, seu grau de ansiedade, e observamos se ele é candidato à sedação endovenosa ou não. Outro item a avaliar são os exames tomográficos desse paciente, a partir dos quais podemos realizar todo o estudo e o planejamento desse caso cirúrgico reabilitador.
Hoje, não só os exames de imagem nos ajudam no planejamento. Temos também as prototipagens (modelos impressos 3D da região que será operada; nesse caso específico, a mandíbula ou maxila) e os softwares específicos para planejamentos cirúrgicos.
Portanto, como protocolo, sempre pedimos, após a anamnese, que o paciente providencie esses exames pré-operatórios. Essa é uma atitude responsável para quem deseja o bem-estar dos pacientes antes de serem submetidos a cirurgia.
Os principais exames pré-operatória são: hemograma completo, colesterol total e suas frações, homocisteína, glicose em jejum, hemoglobina glicada, TGP e TGO, creatinina, bilirrubina direta e indireta, TP, RNI.
No caso de pacientes acima de 40 anos ou com histórico de doenças cardíaca, encaminhamos para avaliação cardiológica. E para pacientes submetidos a sedação endovenosa, além de todos os exames citados, também é solicitado o RX do tórax.
Dr. Eduardo Belfort Campos | CRO-SC 11374
• Cirurgião Dentista;
• Ortodontista e Ortopedia facial;
• Cirurgião Implantodontista (implantes dentários);
• Pós-graduado em Implantes Zigomático (Implantes sem enxerto ósseo).
@belfortsaudeintegrada
(47) 9 8909-0316 | (47) 9 9907-9223
Rua Félix Malburg, 213 | Itajaí