
A dor lombar ou lombalgia é uma das disfunções musculoesqueléticas mais comuns entre os brasileiros, estima-se que de 70% a 85% da população terá algum episódio de dor nas costas no decorrer da vida.
Nas últimas décadas, têm adquirido importância pelo fato de afetar uma parcela significativa da população economicamente ativa, podendo ser considerada uma das principais causas de afastamento do trabalho.
O método Pilates foi desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates em 1920, na Alemanha e possui seis princípios básicos: centralização, concentração, controle, precisão, fluidez de movimento e respiração. Os exercícios envolvem contrações musculares, com ênfase no Power House, denominado por Joseph Pilates como centro de força, composto pelos músculos abdominais, assoalho pélvico, glúteos e para vertebrais lombares, que tem sua função principal estabilizar estática e dinamicamente o corpo. Independente da causa, os indivíduos com dor lombar apresentam fraqueza dos músculos abdominais e posturais, pouca flexibilidade, uma postura inadequada e instabilidade da coluna. Pela dor e fraqueza, as musculaturas responsáveis pela estabilização da coluna apresentam um atraso no seu recrutamento durante o movimento, gerando sobrecarga e desalinhamento articular, o que gera mais dor, mais fraqueza e compensações de outras musculaturas, transformando-se em um ciclo de dor.
Estudos mostram, que o método Pilates é capaz de recrutar de maneira eficaz esses músculos estabilizadores, normalizando seu tempo de ativação, proporcionando ao praticante alinhamento da postura e o equilíbrio muscular, melhorando a mobilidade articular, aumentando a flexibilidade, fortalecimento dos músculos posturais e, consequentemente, resultando na redução dos quadros de dor lombar.
Educadora Física | Proprietária do Top Pilates
Especialista em Pilates
Coach Internacional em Exercícios Hipopressivos
📱 (47) 3045-2444 | 📱 (47) 9 8861-5024
Rua João Rodi, 127 | Fazenda | Itajaí – SC
@toppilates