Artefacto Balneário Camboriú inaugura Mostra 2022

Tradicional Mostra Artefacto que reúne relevantes nomes da arquitetura em ambientes que abordam a Natureza Modernista

foto: Guma Miranda

Nossa natureza é Modernista – tanto na arquitetura quanto na interação com o seu entorno. O DNA da Artefacto também é Modernista. Com 46 anos de história completos este ano, em pleno centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, a Edition 2022 estreia valorizando mais do que nunca essas características: a organicidade e originalidade do desenho, a sofisticação das matérias-primas naturais e a excelência do fatto a mano. Foi assim que a Artefacto conquistou a liderança no Sul dos Estados Unidos e hoje está presente em projetos de alguns dos arquitetos mais renomados do planeta, como Norman Foster, Bjarke Ingels, Antonio Citterio, Herzog & de Meuron, Renzo Piano e Zaha Hadid. Do novíssimo Rosewood, novo point paulistano, ao Cipriani Club, em Nova York, além de hotéis de luxo que vão de Jumby Bay Island ao Hotel du Cap-Eden-Roc, no sul da França, nossa marca vai se perpetuando no tempo e no espaço. Convidamos você a conhecer a nova coleção e os espaços assinados por grandes profissionais brasileiros. Cada qual à sua maneira, eles interpretam o lifestyle Artefacto com soluções inspiradoras que poderiam estar em qualquer lugar do mundo. Bem-vindos à Mostra Artefacto 2022.

MOSTRA ARTEFACTO 2022

Agata Cipriani, Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos, Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut, Daiane Melo, Eliege Longen e Ivy Leduc, Granatti Studio, Julia Weisheimer de Aguiar, Juliana Tessari e Max Hemilliano Arruda, Lili Golunski e Georgea Golunski, Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr, Thiago Mondini, participam desta edição da Mostra Artefacto 2022.


Agata Cipriani (@ciprianistudio / @agatacipriani)

Graduada na UNIVALI e com MBA em Gerenciamento de Projeto no IPOG (Florianópolis), a profissional Agata Cipriani está prestes a celebrar uma década na área com seu escritório que desenvolve projetos arquitetônicos e de interiores, residenciais, corporativos e comerciais, construídos ao longo de todo litoral e serra catarinenses, além dos estados do Paraná e de São Paulo. “Não trabalhamos com modismos por aqui. Nosso estilo é sempre marcado por elementos naturais, como pedras e madeiras. Outra característica do nosso trabalho é a iluminação intimista e aconchegante”, resume. O loft desenvolvido para a sua estreia na Mostra Artefacto tem aproximadamente 42 m² e foi totalmente integrado para que atendesse a uma composição fluida sensorial, visual e espacial. Para Agata, “um móvel Artefacto é facilmente diferenciado pelo estilo, design e qualidade. A empresa se destaca pelo tempo de mercado, grande cuidado nos acabamentos, por uma estrutura impecável, pela funcionalidade e nobreza em cada detalhe, do objeto às texturas. Além disso, posso citar a incrível experiência de conhecer uma das lojas, tanto para o profissional quanto para o cliente que o acompanha, ressaltando o atendimento impecável e, sem dúvidas, o pós-vendas com total garantia”.


Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos (@guerrasiarcosarq)

A assinatura profissional da dupla Guerra Siarcos Arquitetura é caracterizada pelo equilíbrio do estilo contemporâneo com elementos clássicos, valorizando a integração de ambientes inspiradores e que reflitam a personalidade de quem habita o espaço. Formas orgânicas permeiam a escolha de materiais naturais e nobres que resultam na busca de uma composição elegante, garantindo a união da plasticidade estética com a funcionalidade. O projeto para a sexta participação na Mostra Artefacto é uma suíte de 42 m², acolhedora, de atmosfera aconchegante que exala sofisticação nos materiais escolhidos e na proposta de literalmente “estar” e aproveitar momentos importantes e intimistas em casa – ler um livro, tomar um bom vinho com quem se ama e desfrutar. “A maior inspiração para abordar o tema Natureza Modernista foi utilizar as formas orgânicas, puras e fluidas, evidenciando o uso de materiais nobres e naturais, destacando a pedra brasileira que protagoniza no ambiente em pontos estratégicos como a lareira e suas curvas que abraçam o espaço. Cristais de rocha na iluminação, couro e camurça natural, linhos que revestem o mobiliário selecionado evidenciando que esse estilo moderno privilegia tudo que é simples, mas nunca o simplório”, explicam. Para eles, “a Artefacto já é marca registrada em nossos projetos, e isso acontece de forma natural, pois nos identificamos com a excelência do produto, com o design apurado, e a entrega extraordinária. O grande diferencial da marca – e que a coloca a frente no seu segmento – é a visão de excelência e de futuro tanto na criação dos produtos, como na gestão, tornando uma entrega totalmente diferenciada para o cliente”, atestam.


Arianne Saut da Silveira e Flávia Saut (@studiumsaut)

O Studium Saut existe há 30 anos e hoje atua nos segmentos de arquitetura, engenharia e design de interiores, com obras desenvolvidas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, além de cidades nos Estados Unidos e na Espanha. A assinatura de estilo da dupla blumenauense são seus espaços acolhedores, elaborados a partir de uma premissa estética atemporal. A estreia das profissionais na Mostra Artefacto Balneário Camboriú visa proporcionar uma experiência de paz no olhar de quem contempla. O uso de cores em tons pastel, de elementos orgânicos (como a madeira e a palha natural) e a escolha do mobiliário criam um ambiente de 50 m² descontraído e aconchegante. “O papel de parede em degradê, com tons terrosos, evoca o elemento terra, das casas caiadas e da aura de um Brasil simples e valoroso. O piso, recortado, como que partido, é mais artesanal e ‘árido’, trazendo um quê de sertão”, explicam. Para elas, “a Artefacto é sempre uma referência de um produto diferenciado, design apurado e que prima pelo bom atendimento. Não estamos falando de mercadoria de consumo, estamos falando de arte e do valor de algo precioso. Uma empresa sólida e estável, que sempre se atualiza, sintonizada com as demandas de nossos clientes”.


Daiane Melo (@daianemelo.arq  / @dame.archi)

Desde 2014, ano em que concluiu a graduação de Arquitetura e Urbanismo, Daiane vem atuando em projetos residenciais, com obras de Norte a Sul do país e, principalmente, em Santa Catarina e São Paulo. O espaço de 40 m² que marca sua estreia na Mostra Artefacto Balneário Camboriú é dividido em dois ambientes: um hall na entrada e uma suíte máster. “O tema da Natureza Modernista se faz presente através da materialidade de elementos como lâminas de mármore, madeira e galhos naturais que remetem à casa natural, assim como as tonalidades terrosas e linhas orgânicas suaves, representadas desde na forma dos tapetes escolhidos até o mobiliário da Artefacto”, explica. Para Daiane, “é impossível comparar a Artefacto com qualquer outra marca, não apenas pelo produto que ela fornece, mas pelo atendimento do início ao fim, com os clientes e com os profissionais. É uma empresa receptiva, com móveis exclusivos, qualidade incomparável e que não mede esforços para melhor atender meus clientes e nossas necessidades dentro do dia a dia do escritório. O verdadeiro sonho de consumo de qualquer cliente e todo profissional”.


Eliege Longen e Ivy Leduc (@eliegelongeneassociados

Estreante na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, Eliege Longen acredita que os projetos desenvolvidos por seu escritório são contemporâneos e sempre alinhados com o estilo de vida de cada cliente. O espaço de 40 m², composto por um amplo quarto que contempla estar íntimo e home office, destaca-se pelo uso da cor azul. ‘’Nosso mote criativo foi ‘da cor do mar’. A escolha dentro do tema da Natureza Modernista foi a utilização do azul como base do ambiente, inspirado pelo tom dos céus e mares. Os elementos naturais, que são a base de tudo, foram representados no uso do mármore azul para o piso e no revestimento da parede. O colorido nos detalhes representa a abundância da nossa flora, assim como faz referência ao movimento modernista. As formas orgânicas estão representadas em nosso teto arredondado e também nos desenhos dos móveis Artefacto. A proposta é de um ambiente contemporâneo, leve, funcional e colorido”, explica. “A Artefacto é uma marca que agrega o luxo que vai muito além do produto – é sobre toda a experiência do cliente na loja e no pós-vendas também. Os produtos têm um acabamento excelente e incomparável. O design é inovador e se mantém atemporal, além da perfeita ergonomia”, finaliza.


Granatti Studio (@studiogranatti)

Com projetos em Balneário Camboriú e região, Florianópolis, Serra Catarinense, Curitiba, São Paulo, Campos do Jordão, Riviera de São Lourenço, Miami e Genebra, o decorador Granatti faz da harmonia entre elegância e contemporaneidade a sua marca registrada. “Perpetuar projetos de decoração que contemplem experiências sensoriais e que permitam às pessoas não só a criar novas lembranças, mas também resgatar memórias de uma vida”, esse é o propósito que Granatti persegue e retroalimenta desde muito jovem, quando foi imbuído da responsabilidade de decorar uma das casas de sua família. Para sua quarta participação na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, criou um “lounge bar” para receber e estar com as pessoas. São 50 m² que contemplam uma grande sala de estar, bar e espaços para conversas mais íntimas. O profissional acredita que o “ponto focal do projeto é o tecido com estampa de onça que reveste todas as paredes e teto. Outra vedete é a pedra em mármore natural Panda, executada em paginação open book, que contempla o bar. Já no quesito mobiliário, o sofá Direc, a cadeira Kuta e poltrona Geo, todas da Beach & Country, são as peças-chave”. Para ele, “a Artefacto é reconhecida pela primazia da qualidade do seu produto e como referência de sofisticação e beleza no mercado. São móveis que dura uma vida e trazem um design atemporal, além de todo cuidado e preocupação com a qualidade e o pós-vendas – esses são alguns dos pontos que conquistaram a mim e aos meus clientes. Um cuidado que poucas empresas oferecem, ou até melhor, diria que só Artefacto oferece”.


Julia Weisheimer de Aguiar  (@warquitetura_

Com foco no segmento de arquitetura de interiores para incorporações e projetos desenvolvidos em Santa Catarina, São Paulo, Punta del Este e Miami, Julia é adepta das linhas retas, tons claros e do uso de materiais naturais como madeiras e pedras. Para a sua estreia na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, Julia se inspirou no conceito de que “menos é mais” e projetou um quarto de hotel de 50 m². “É um espaço que reúne outras funções além de dormir: é um refúgio para relaxar, se inspirar, trabalhar, ler um livro, curtir um bom vinho ou café e renovar as energias. Esse ambiente pode estar na casa de praia, no campo ou mesmo num contexto urbano. Acredito que o futuro da arquitetura e dos interiores esteja na busca da identidade de quem viverá nesses ambientes, como forma de personalizar o seu conforto, o seu lar, de acordo com as suas preferências. Ou seja, vejo que estamos caminhando para criar composições cada vez mais únicas”, reflete. Para Julia, a “Artefacto possui um design de valor que não está somente na estética dos produtos e ambientes, mas, acima de tudo, na experiência das pessoas que o vivenciam o melhor possível, tanto no atendimento, quanto no desenho e na personalização dos produtos. Já trabalhei com outras marcas, tanto no Brasil quanto no exterior, mas é na Artefacto que me sinto em casa.”


Juliana Tessari e Max Hemilliano Arruda  (@julitessari /@maxhemilliano)

Para a sua segunda participação na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, a dupla Juliana e Max criou um espaço de 44 m² que consiste num loft com quarto, área de banho, closet e escritório, em proposta que destaca as cores escuras no piso e no teto, a madeira densa e a iluminação cênica que, segundo eles, “fazem deste espaço um lugar moderno e com uma linguagem contemporânea”. Para os sócios, “na Artefacto, cliente e profissional conseguem ter uma experiência sensorial em todos os ambientes. É possível experimentar não só os produtos, conferindo conforto, ergonomia, qualidade e texturas, como também vivenciar os ambientes. Essas experiências provocam reações que facilitam a criação e a definição de um projeto assertivo. A Artefacto é uma marca que se diferencia por sua história, qualidade, relacionamento com o profissional e pós-vendas”.


Lili Golunski e Georgea Golunski  (@liligolunski) 

Naturais de Erechim (RS), as profissionais Lili e Georgea Golunski atuam nas áreas de arquitetura e design de interiores, tanto no segmento residencial quanto no comercial com projetos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Neste ano, participando da Mostra Artefacto pela terceira vez, elas assinam um loft de 40 m² com uma planta integrada que proporciona uma composição harmoniosa entre a simetria das linhas retas e a fluidez das linhas orgânicas. “Procuramos manter essa composição em toda escolha do mobiliário que conta com o sofá Oscar e a cama Nouveau II. A paleta de cores em tons neutros (variações de off-white e cinza) traz leveza, tornando o ambiente chic, elegante e sem exageros”, explicam. “O olhar crítico e exigente de nossos clientes e de nós mesmas se surpreende com a Artefacto a cada ano. Sofisticada, elegante, com design marcante e inconfundível, é sinônimo do que é chic e atemporal. Desde o momento da escolha de acabamentos, da venda, até a entrega, a marca sempre prezou pela eficiência e qualidade no atendimento. A simplicidade e singularidade, primando pela excelência no design fatto a mano”, sintetizam as sócias.


Moacir Schmitt Jr e Salvio Moraes Jr  (@studio_casadesign)   
 
A dupla Moacir e Salvio se conheceu ainda na faculdade, quando assinaram juntos o conceito estético de uma casa noturna que pertencia a um grande grupo espanhol de Ibiza. A partir daí, os trabalhos foram aparecendo de modo muito orgânico e assim tem sido durante os últimos 18 anos. Hoje, uma grande equipe formada por arquitetos e designers atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos em todo o país, além de Miami e Nova York, nos EUA. Com ampla bagagem e vasta experiência em mostras por todo o Brasil, os profissionais assinam sua quinta vitrine nesta edição da Mostra Artefacto Balneário Camboriú. Em 90 m² estão distribuídos um jantar e duas áreas de estar, todos integrados como um grande living. O projeto é baseado no contraste. O contraste entre o preto e o branco, por exemplo, é uma maneira de enfatizar o desenho das peças escolhidas que, junto às paredes escuras, têm absoluto destaque na cena. O toque modernista do ambiente fica por conta do uso do piso geometrizado assinado por Paulo Mendes da Rocha, e, para finalizar, as tramas e texturas dos tecidos impactantes da Artefacto completam o mood contemporâneo. Para a dupla, “falar da Artefacto é falar de qualidade. Qualidade de atendimento, de produtos, de pós-venda. Enquanto especificadores, este é o mundo perfeito, o mundo em que nossas expectativas são superadas a cada compra. O cliente é sempre o foco de atenção, ele se sente como deve se sentir: especial”.

Thiago Mondini  (@thiago_mondini 

Entre o piano e a arquitetura, Thiago escolheu os dois. Com clientes em Blumenau, Balneário Camboriú, Itapema, Florianópolis e Timbó, ele defende que “a principal regra é evitar repetir propostas, soluções ou materiais. Gosto dessa possibilidade de experimentar e acredito que quem busca um arquiteto ou profissional de interiores espera uma diferenciação em seu projeto”. Para sua estreia na Mostra Artefacto Balneário Camboriú, criou um banheiro de 14 m² onde trabalhou uma base quase monocromática preta, diferenciando os materiais através de texturas, papéis de parede, painel de pedra e um lavatório de grandes dimensões, ambos executados em quartzito marrom fosco. “Interpretei a natureza no sentido da essência e apostei no modernismo. A aparência quase retrô/vintage da padronagem do piso, as formas e soluções escolhidas para a bancada do lavatório, o tipo de iluminação e os objetos de decoração seguem na mesma inspiração”, explica. Para Thiago, “A Artefacto é sinônimo para profissionais e clientes de uma empresa de altíssimo nível em termos de qualidade, design e suporte. Desde a especificação até a entrega, nota-se claramente o rigor de todos os processos. Outro aspecto muito importante é a capacidade que os móveis da Artefacto têm de permitir combinações entre si. Praticamente todos os produtos, quando corretamente especificados, podem entrar num mesmo projeto sem parecerem deslocados. Tudo isso denota a grande coesão conceitual que permeia os produtos desta empresa”.


Serviço

Artefacto

Balneário Camboriú, Casahall Design District

Av. do Estado Dalmo Vieira, 4770 – SC

@artefactooficialbrasil

Fotos: Marco Antonio | Fabio Severo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s