TRANSTORNOS X DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM

Fernanda Niederauer – Foto: @marciojrph

Hoje trago a resposta para uma pergunta frequente que recebo: qual a diferença entre transtornos e dificuldades de aprendizagem?

Transtorno de aprendizagem está ligado a um grupo de dificuldades pontuais e específicas, caracterizadas pela presença de uma disfunção neurológica, sendo assim, estamos falando sobre neurônios e conexão. O cérebro no caso de transtorno de aprendizagem funciona de uma forma diferente, mesmo sem apresentar problemas ou sintomas físicos, sociais ou emocionais, demonstram dificuldades em adquirir o conhecimento em determinadas matérias, como por exemplo leitura, escrita ou aritmética.

Quando falamos em dificuldade de aprendizagem, nos referimos aos obstáculos, má escolarização, ensino inadequado por exemplo. Esta dificuldade pode ser de origem cultural, cognitiva ou emocional e quando não tratado pode trazer consequências graves a longo prazo. Porém, as questões de dificuldade, podem ser resolvidas em ambiente escolar e em consultório terapêutico, pois são questões diretamente ligadas ao pedagógico e metodologia de ensino.

A manifestação dos transtornos de aprendizagem muitas vezes tem seu início na primeira infância e apresentam sintomas e sinais de alerta como, por exemplo, atrasos de fala, troca de sons, dificuldade em não perceber e não reproduzir rima (sons do final da palavra) ou aliteração (sons do início da palavra).

É importante ter em mente que tanto para a dificuldade como para o transtorno, há solução e tratamento. Ter transtorno de aprendizagem não significa que o indivíduo seja incapaz de aprender, uma vez que o quadro é reversível quando temos as corretas intervenções. 


Fernanda Niederauer

Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440

Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem

Terapeuta Analista do Comportamento-ABA

(47) 9 8845-0297

neuroppfernanda@gmail.com

@neuroppfernanda

#revistabemestar #neuroppfernanda #neuropsicopedagoga #desenvolvimento #infancia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s