
Os pais sempre me perguntam: Bina, quantas palavrinhas meu filho já deveria estar falando?
Eu sempre tento explicar que cada criança responde e se desenvolve no seu tempo. E isso é fato. Porém, há alguns marcos no desenvolvimento da fala na criança que podem orientar e sugerir o que fazer em cada caso.
ALGUNS DESSES MARCOS SÃO:
1 ano: a criança já diz cerca de 10 a 15 palavras com sentido, funcionais e sem a necessidade de estar correta e articulada. Por exemplo: vovó a criança pode falar [bobó].
1 ano e 6 meses: aproximadamente 50 palavrinhas no seu repertório.
2 anos: nessa fase é esperado o uso de aproximadamente 200 palavras. Também podemos esperar que ela construa pequenas frases com poucas palavras, mas já conseguindo se comunicar. Por exemplo: mamã queio papá, ou seja, ela está dizendo: mamãe, eu quero papar (comer).
3 anos: aqui o repertório fonológico já é de umas 300 a 400 palavras diferentes, sendo essas palavras com sentido, significado e poucas troquinhas de fala.
4 anos: esperamos cerca de 500 palavras.
5 anos: aqui a criança já pode estar com vocabulário bem mais amplo e podemos esperar de 600 a 800 palavras. Também é importante frisar que, nessa fase, a criança já deve estar com um quadro fonêmico pronto e sem trocas na fala.
Sabemos que com 6 anos, aproximadamente, a criança vai ingressar na aquisição da linguagem escrita; por isso a fala já deve estar toda prontinha e automatizada. Sendo assim, com 5 anos o quadro fonêmico está pronto.
Sabrina Tolentino
Fonoaudióloga, Mestre em Saúde e Especialista em Voz
Av. Cel. Marcos Konder
1313 | Sala 707 – Itajaí
(47) 9 9944-2612
@fonosabrinatolentino