MEU ESPELHO ME VALIDA!

Nas ondas da paixão naufraguei, esqueci quem eu era. Tornei-me uma aficionada do meu amado. Perdi minha identidade, meu eu misturava-se com a imagem do todo poderoso. Impulsionada por minha carência afetiva, modelei o ser de acordo com o esculpido pelos devaneios de grandeza deste narcisista. Borrifei ainda mais purpurina ao produzido, cega eu estava.

O tempo passou, o real se impôs em decorrência de muito sofrimento e rebaixamento de minha autoestima. Finalmente percebi o seu egocentrismo e sua incapacidade de olhar além de si mesmo. Lembrei então, da frase de Caetano Veloso, “É que narciso acha feio o que não é espelho”. Este é o depoimento de uma vítima de um narcisista.

Manter um relacionamento amoroso, com o portador de Transtorno de Personalidade Narcisista é sinônimo de sofrimento, pois ele apresenta um padrão comportamental muito tóxico. Não consegue ter empatia pelos seus parceiros, ego aflorado, perfeccionista, necessidade de validação e atenção. Controlador, irresponsável, desconhece os limites, autoestima superelevada, egoísta, manipulador, insensível, engendrando sempre as situações ao seu favor. Não consegue amar verdadeiramente o outro. 

Nos relacionamentos é fundamental o respeito e o autoconhecimento, o qual ajudará você a vencer suas carências e limitações. Com um narcisista é essencial conhecer seus pontos fracos: ele não suporta ser rejeitado, ouvir a palavra “não”, de forma assertiva.  Perceber que ele não a intimida e que o mundo não gira ao redor dele. Se desejar romper, não ceda, ele é manipulador, porém com determinação e apoio psicológico você conseguirá libertar-se.


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

@claudetedemorais_

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s