Você já ouviu falar em Cuidados Paliativos?

Dra. Leticia Rodrigues Porciuncula | Foto: @marciojrph

O que são cuidados paliativos e a quem são destinados?

São cuidados especializados necessários para ajudar uma pessoa, que tenha uma doença grave ou terminal, a se sentir melhor. Ou seja, são cuidados prestados não só físicos, como também emocionalmente, às vezes espiritualmente e até socialmente a uma pessoa que tenha uma doença grave ou está no final de sua vida, para que se sinta melhor com ela mesma e possa ter uma melhor qualidade de vida.

São os cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida.

Quais os objetivos deste tipo de cuidado e quais os profissionais estão aptos a oferecê-los?

1. Fornecer alívio para dor e outros sintomas estressantes

2. Reafirmar vida e a morte como processos naturais.

3. Integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao aspecto clínico de cuidado do paciente.

4. Não apressar ou adiar a morte.

5. Oferecer um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente.

6. Oferecer um sistema de suporte para ajudar os pacientes a viverem o mais ativamente possível até sua morte.

7. Usar uma abordagem interdisciplinar para acessar necessidades clínicas e psicossociais dos pacientes e suas famílias, incluindo aconselhamento e suporte ao luto.

A abordagem ao paciente e à família é feita por equipe multiprofissional com conhecimento em cuidados paliativos composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e/ou fonoaudiólogos, em atividades diretamente ligadas às necessidades biopsicossociais.

Em que momento estes cuidados devem iniciar?

É preciso desmistificar a ideia de que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento, sendo indicado o mais precoce possível. À medida que a doença avança, mesmo em vigência do tratamento com intenção curativa, a abordagem paliativa deve ser ampliada visando também cuidar dos aspectos psicológicos, sociais e espirituais. E na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade. 

Quais os tipos de suportes oferecidos?

São considerados quatro pilares do cuidado paliativo Controle de sintomas: evitar desconfortos físicos, emocionais, espirituais e sociais estão entre os pontos centrais quando se trata de cuidados paliativos. A chave está em assegurar o máximo de qualidade de vida.

Abordagem multidisciplinar: essa frente de atuação deve ser iniciada o mais precocemente possível. A integração de diferentes disciplinas contribui para o acompanhamento mais individualizado e humanizado do paciente.

Comunicação: é preciso respeitar as escolhas de pacientes e família. A decisão sobre as melhores alternativas de tratamento deve ser conversada e compartilhada, para que não seja implementada ou retirada nenhuma linha terapêutica sem que haja uma decisão conjunta com a equipe de saúde responsável.

Apoiar a família: os profissionais colaboram para que as tomadas de decisões aconteçam da melhor maneira, ajudam a mediar conversas, prevenir o estresse do cuidador, e a lidar com o sofrimento durante a trajetória e também no período de luto.

Onde os cuidados paliativos podem ser realizados?

Os cuidados paliativos podem ser realizados no local em que o paciente se encontra, como no domicílio, na internação hospitalar, no acompanhamento ambulatorial e nos atendimentos de emergência. O importante é sempre ter uma equipe capacitada para abordar os cuidados paliativos e oferecer o suporte da melhor maneira.


Dra. Letícia Porciuncula
@mfc_leticia_porciuncula

📱 (47) 9 9944-1380
domiciliarsc@gmail.com
atendimentodomiciliarsc.com.br
@domiciliarsc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s