Mente sã, corpo são: uso de pedras para a saúde do corpo e da mente

Reiki, acupuntura, biodança e cromoterapia são só alguns exemplos de terapias integrativas procuradas por milhares de brasileiros desde 2020, em decorrência especialmente da pandemia. Corpo, mente e lado espiritual ganham um olhar holístico dentro da saúde e novas ferramentas de trabalho: como por exemplo as pedras preciosas e minerais.

Turmalina, jaspe vermelho, pirita, olho de tigre e âmbar são apenas algumas das dezenas de pedras utilizadas para energizar o corpo, balancear os sentimentos, a sexualidade, auto-estima e poder pessoal, por exemplo.

Franciele Fátima da Silva, terapeuta holística, alquímica e sexual, trabalha utilizando pedras e cristais há pelo menos sete anos, na região do Vale do Itajaí. Além de utilizar durante as consultas, na prática do Reiki, por exemplo, a especialista recomenda o uso das pedras tanto no ambiente de trabalho como no lar.

“O uso varia muito conforme a necessidade do paciente, mas as pedras que mais utilizo são para equilíbrio, harmonia e elevação espiritual como a Selenita. O Quartzo Rosa é a pedra do amor, então ela traz essa amorosidade, principalmente com nós mesmos, e indico para quem quer atrair o amor” comenta ela. “A Ametista serve como uma grande aliada na transmutação de energia, sentimentos densos, como dor, medos, angústia, raiva entre outros” completa.

Ainda de acordo com a terapeuta, logo após a sessão de energização o paciente já sente o resultado e, gradativamente, com o uso das mesmas. “As pedras e cristais contém minerais que temos no nosso corpo, então é ativado esse potencial dentro de nós. Como eu trabalho com a radiestesia que é medição através do pêndulo, consigo fazer essa leitura de energia com o cristal”, explica ela.

Pedras brutas, roladas e lapidadas

As pedras estão disponíveis em diversos tamanhos, formatos e qualidades, por isso é importante pesquisar antes de adquirir. A loja Filtro dos Sonhos, do Bravamall, trabalha com os mais variados formatos de peças, desde joias para uso pessoal, até pedras para decoração, proteção e saúde.

Adriana Alves Venâncio, proprietária da loja, explica que a pedra bruta é aquela retirada da natureza, limpa, e comercializada em seu formato natural. Já a pedra lapidada é moldada e destinada principalmente para o uso de joias e semi-joias. “Já as pedras roladas são pedras brutas, de vários formatos, colocadas dentro de um tambor com água e moldadas com a pressão dessa água – assim como as pedras na beira de rios. Por isso ficam redondas e lisinhas”, completa ela.

Um dos diferenciais da loja é explicar pros clientes e visitantes o real significado das pedras e minerais. De acordo com Adriana, muitas pessoas usam joias ou pedras e não conhecem o significado delas, ou não sabem sua origem.

“As pedras orgânicas, por exemplo, muita gente não sabe mas são chamadas assim pois um dia já tiveram vida, como a madrepérola, âmbar, ambalone e corais” completa Adriana. Ainda de acordo com ela, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o que consomem e colocam dentro de casa.

“Não só as mulheres buscam as pedras, mas homens também. A pirita, por exemplo, que por si só já é uma peça glamurosa, também serve para atrair sucesso, dinheiro, realização profissional. São muito utilizadas em consultórios, escritórios, etc”, finaliza ela.

Como usar as pedras?

Para os admiradores de pedras e cristais, uma boa notícia: existe uma infinidade de usos para esses objetos, desde joias até a decoração de jardins, por exemplo.

Depois de lapidadas as pedras podem compor conjuntos de acessórios, como anéis, brincos e colares, que vão bem em qualquer estação do ano. Dependendo do modelo, as peças preciosas podem ser usadas em qualquer evento, desde o trabalho no dia a dia até situações mais formais, como casamentos ou eventos de gala.

As pedras também são aliadas nas atividades que unem corpo e mente, como a meditação. O uso das pedras durante a prática auxilia na concentração e equilíbrio. Além disso, os cristais e pedras são uma forte tendência dentro e fora de casa. Muitas pessoas estão utilizando pedras em banheiros, quartos, hall de entrada e jardins, já que as peças equilibram os ambientes e limpam energias negativas.

Outra sugestão é levar as pedras para o ambiente de trabalho. Como elas atraem as boas energias, o espaço se mantém em harmonia e o foco pode ser direcionado para as atividades a serem cumpridas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s