CIRURGIA ROBÓTICA

EXPERT NO ASSUNTO, O UROLOGISTA DR. GILBERTO ALMEIDA DESMISTIFICA A TECNOLOGIA QUE MAIS CRESCE NA MEDICINA.

Em constante crescimento, a área da cirurgia robótica já é considerada um dos principais avanços tecnológicos na medicina que ocorreu nas últimas décadas. E, apesar de sua prática ser utilizada em diversas especialidades, é na urologia que ela tem desempenhado um papel muito importante para o sucesso dos procedimentos.

De acordo com o urologista, certificado internacionalmente em cirurgia robótica e uro-oncologia, Dr. Gilberto Almeida, uma pergunta que muitas pessoas ainda fazem sobre este tipo de cirurgia é se o robô opera sozinho ou o médico é quem a realiza. “Na verdade, a cirurgia robótica nada mais é que um procedimento no qual o médico manipula um robô de alta precisão, ou seja, o médico é o responsável em executar os movimentos cirúrgicos que a máquina de alta precisão irá executar, e isso ocorre por meio de um painel de controle localizado dentro do próprio centro cirúrgico, ao lado do paciente”, explica o especialista.

VANTAGENS

Dr. Almeida explica que este tipo de procedimento apresenta todos os benefícios de uma cirurgia minimamente invasiva, pois é realizado por meio de acessos laparoscópicos, além de ter movimentos mais precisos que por videolaparoscopia. Com isso, as grandes incisões das cirurgias abertas são substituídas por mini-incisões, que são acessadas por câmera de vídeo e pinças articuladas por meio dos braços do robô. Com isso, as vantagens seguem até mesmo no pós-operatório, proporcionando uma recuperação ainda mais rápida.

Outros dois benefícios da cirurgia robótica estão na quantidade de sangramento e na redução de disfunções. “Explicando um pouco melhor, os sangramentos em cirurgia robótica são significativamente menores, o que, consequentemente, ocasiona menor necessidade de transfusão sanguínea e um pós-operatório com menos dores, e cicatrizes muito menores que nas cirurgias tradicionais, sendo que algumas são praticamente imperceptíveis. Em relação a disfunção erétil e incontinência urinária, estas também tendem a ser menores, justamente pela preservação das estruturas nobres. Esses benefícios são especialmente importantes no caso da cirurgia de câncer de próstata, um dos procedimentos que mais apresenta resultados positivos em comparação à cirurgia aberta tradicional”, ressalta.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS

• Movimentos mais precisos (eliminação do tremor das mãos)

• Menor perda de sangue e necessidade de transfusões sanguíneas

• Menor tempo de internação e alta hospitalar mais rápida

• Menos dor após a cirurgia

• Melhor visualização do campo cirúrgico

• Reconstrução mais segura das camadas dos rins

• Maior preservação das estruturas nobres

• Vantagem técnica para pacientes obesos

• Menor incontinência urinária (perda de urina) e disfunção erétil (impotência) após • cirurgia para tratamento do câncer de próstata

• Incisões mais estéticas

INDICAÇÃO

Hoje a urologia é a especialidade com maior atuação nas cirurgias robóticas. A técnica é especialmente indicada para tratamento de câncer de próstata, doenças nos rins, bexiga e todo o trato urinário de forma minimamente invasiva.

Além disso, grande parte das cirurgias urológicas é realizada em regiões anatômicas de difícil acesso e repletas de estruturas nobres. Quanto menos essas estruturas forem manipuladas – e danificadas – durante o procedimento cirúrgico, menores são os riscos

de alteração na fisiologia do paciente. Isso também contribui para uma maior recuperação funcional. 

Conheça um pouco mais sobre o especialista dr. Gilberto Almeida

Formado em medicina em 2003 pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), seguiu sua especialização em cirurgia geral no Hospital Nossa Senhora da Conceição/Porto Alegre (2004-2005) e posteriormente em urologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e Complexo Hospitalar Santa Casa (2006-2008), ambos centros de excelência em cirurgia e urologia. Logo após o término de sua residência em urologia, foi aprovado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com o título de especialista em urologia.

Em 2008, ao término de sua formação em urologia, iniciou seu processo de especialização em urologia oncológica e cirurgia robótica, quando realizou estágio no Hospital Memorial Sloan Kettering Cancer Center em Nova Iorque e na Cleveland Clinic em Cleveland.

Em 2010, já radicado na região de Balneário Camboriú e Itajaí, realizou estágio de aperfeiçoamento em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia robótica na University of Southern California/Los Angeles. Essas três instituições reconhecidamente entre as melhores dos USA na área de urologia oncológica e robótica.

Já em 2012, dr. Gilberto ganhou uma bolsa da European Association of Urology para um clinical fellowship em cirurgia robótica e urologia oncológica num dos maiores centros da área na Europa, o Istituto Europeo di Oncologia em Milão, onde consolidou seu treinamento na área de cirurgia robótica.

Após retornar ao Brasil, concluiu seu programa de mestrado e posteriormente seu doutorado em princípios da cirurgia na Faculdade Evangélica do Paraná em tese conjunta com o Istituto Europeo di Oncologia (2014-2015 e 2015-2017 respectivamente) ambas na área de urologia oncológica.

É claro, seu currículo não para por aí. Além de ter publicado inúmeros artigos em diferentes revistas médicas e realizar inúmeras palestras na área de urologia oncológica, atua também como professor de cirurgia e urologia da Universidade do Vale de Itajaí (Univali), é membro e ex-presidente da Comissão de Título de Especialista em Urologia da SBU. E mais, é membro ativo da European Association of Urology, Confederación Americana de Urologìa e da Sociedade Brasileira de Urologia, sendo atualmente vice-presidente da seccional catarinense.

Certificado também pela Sociedade Brasileira de Urologia em Cirurgia Robótica, atua em São Paulo e no Hospital Santa Isabel, em Blumenau, na plataforma Da Vinci. Atualmente tem operado também na plataforma Robótica Versius no Hospital Unimed em Balneário Camboriú, além de ministrar aulas em cursos de pós-graduação em cirurgia robótica no Brasil.


Dr. Gilberto Almeida | CRM-SC 15223 | RQE 7839

UROLOGISTA, CERTIFICADO INTERNACIONALMENTE EM CIRURGIA ROBÓTICA E URO-ONCOLOGIA

(47) 9 9932-7255

drgilbertoalmeida.com.br

@drgilbertoalmeida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s