
DR. ANDRÉ SERRA MOTA | Diretor clínico da H. Mota Clínica Médica
A surdez súbita é uma perda auditiva aguda, notada geralmente ao acordar ou que ocorre de maneira progressiva durante o dia. Quase sempre é unilateral e acompanhada de zumbidos.
Pode ocorrer em qualquer idade e sexo, sendo mais comum entre os 40 e 50 anos de idade. A surdez súbita pode ocorrer por causa de eventos microvasculares, distúrbios autoimunes e infecções virais; entretanto, é necessário o diagnóstico diferencial com outras patologias tratáveis, como tumores, por exemplo.
O tratamento é realizado com medicação por via oral ou por via intratimpânica e idealmente deve ser realizado dentro de duas semanas. Aproximadamente 2/3 dos pacientes apresentam algum grau de recuperação da audição, embora nem sempre total.
Se a recuperação não for satisfatória, a reabilitação auditiva será necessária. A depender do grau de perda auditiva, podem ser indicados aparelhos auditivos convencionais ou próteses auditivas implantáveis cirurgicamente, como as próteses de condução óssea ou o implante coclear.
DR. ANDRÉ SERRA MOTA
Diretor clínico da H. Mota Clínica Médica
CRM-SC: 27.933 | RQE 18.271 • CRM-PR: 33.486 | RQE 23.287
Av. José Eugênio Muller, 881 – Térreo – Itajaí / SC
(47) 3228-0431 | @clinicah.mota