
O TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento e temos três tipos diferentes: o TDAH com predominância em desatenção, o TDAH com predominância em hiperatividade e o TDAH do tipo combinado, no qual a criança ou adolescente apresenta desatenção e hiperatividade.
Em primeiro lugar, o neuropsicopedagogo tem a função de avaliar as habilidades de aprendizagem do paciente, verificar níveis de funções executivas como, por exemplo, atenção, memória, planejamento, flexibilidade cognitiva e freio inibitório. Uma avaliação detalhada dos componentes essenciais para o bom desempenho acadêmico é realizada e após isso é que a intervenção/terapia ocorre, baseando-se 100% nos resultados obtidos durante a avaliação e escolhendo prioridades para cada indivíduo. Não existe começar processo terapêutico sem avaliação, ainda que a criança já possua o diagnóstico e que saibamos qual o tipo de TDAH que ela possui.
No consultório temos muitos materiais padrão ouro de estimulação cognitiva, dentre eles o Programa de Treinamento dos Processos Atencionais (Pay Attention) que é referência no Brasil para estimulação da atenção. A escolha do programa a ser aplicado nas terapias também parte dos resultados da avaliação e inclui a visão e o raciocínio clínico do profissional que vai atuar no processo de reabilitação da criança ou adolescente.
A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo. Não esquecendo que cada paciente possui seu plano terapêutico único e individualizado.
Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440
Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem
Terapeuta Analista do Comportamento-ABA
(47) 9 8845-0297
neuroppfernanda@gmail.com
@neuroppfernanda