Está em dúvida em qual carreira seguir? Por que escolher uma profissão é tão difícil?

Sandra Padilha – Doutoranda em Psicologia

Estes são alguns dos exemplos de questionamentos que fazem parte do dia a dia de muitos jovens e adultos. É natural surgirem dúvidas, principalmente no período da adolescência, por se tratar de um período de transformações físicas, psicológicas e sociais e, com elas, a necessidade de orientação. 

A Orientação Profissional e de Carreira é um serviço que auxilia as pessoas em diferentes momentos da vida a tomarem suas decisões sobre suas escolhas profissionais, de modo mais seguro, no desenvolvimento pessoal e também na preparação para a aposentadoria. O processo de Orientação Profissional é pautado por intervenções que promovem o autoconhecimento e permitem que o indivíduo obtenha mais percepções acerca de seus interesses, traços de personalidade, características ou forças pessoais, além de reconhecer suas condições socioeconômicas e explorar informações sobre as profissões e o mundo do trabalho. A integração desse processo resultará no estabelecimento de metas e planos de ação para que as pessoas tendam a atingir os seus objetivos. 

Nesse sentido, o papel do profissional orientador é favorecer o desenvolvimento de aspectos que envolvam o autoconhecimento e informações relacionadas ao mundo do trabalho para que o orientando tome decisões de modo consciente e seguro. Não menos importante, a Orientação Profissional tenderá a diminuir as possibilidades de evasão dos cursos universitários e aumentar a probabilidade de o jovem ter mais sucesso em sua escolha profissional. Embora a escolha profissional não ocorra uma única vez na vida, na adolescência é realizada a primeira tomada de decisão profissional.

Ainda é importante ressaltar que a família ou os responsáveis devem sempre participar do processo de OPC, seja na definição dos objetivos como também na compreensão das ansiedades e indecisões do adolescente frente à tomada de decisão. Em suma, quando a família compreende o processo, tenderá a favorecer que as decisões do jovem ocorram de modo mais natural. 


Sandra Padilha – Doutoranda em Psicologia

Psicóloga CRP 12/03692

Rua Cônego Tomás Fontes, 145 | Sala 2008 | Lion Center | Centro. Itajaí/SC

http://www.psicologasandrapadilha.com

(47) 9 8499-8022

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s