O PRIMEIRO ÍMPETO DA MULHER AO PEGAR O TESTE DE GRAVIDEZ POSITIVO É PARAR DE TREINAR, MAS SERÁ QUE PRECISA?

Não, gestantes, salvo exceções, PODEM e DEVEM se exercitar! A atividade física durante a gestação previne o ganho excessivo de peso, melhora a disposição, o sono e o humor, diminui a incidência de dores lombares e inchaço, diminui a incidência de hipertensão e diabetes gestacional, facilita o parto e a recuperação pós-parto, diminui a incidência de lacerações de parto e incontinência urinária, facilita a recuperação do peso, diminui a incidência de depressão pós-parto e melhora a autoestima! Muitos benefícios não é mesmo?!
Na primeira consulta de pré-natal o obstetra fará sua avaliação, caso não haja contraindicações (tais como sangramento vaginal, risco de parto prematuro, colo uterino curto, cardiopatia ou hipertensão não controladas, dentre outros), a atividade física será liberada.
E qual exercício é mais indicado? O que você goste, o importante é fazer! Musculação, aeróbico, funcional, pilates (apenas evite esportes de contato e com risco de queda). A frequência ideal é pelo menos 3 vezes na semana.
ALGUMAS DICAS IMPORTANTES PARA UMA PRÁTICA FÍSICA SEGURA:
1) Tenha um profissional educador físico que te auxilie nos treinos (no 1º e 3º trimestres, os exercícios devem ser adaptados em intensidade e carga).
2) Alimente-se antes de treinar e hidrate-se durante o treino.
3) Dica prática para controlar sua frequência cardíaca: mantenha o treino em uma intensidade que você ainda consiga conversar.
4) Em caso de dor no peito, taquicardia, falta de ar, cólicas ou sangramento, interrompa a atividade e busque atendimento.
Bora mexer o corpinho gravidinhas?!
Gestante ativa é gestante saudável!
CRM 19.493 | RQE 14.867
Ginecologia e Obstetrícia
Clínica Digest Care
Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC
📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035
@fabianazarske.gineco