ATRASO DE FALA NA INFÂNCIA: ATENÇÃO AOS SINAIS

Entende-se como desenvolvimento da linguagem a capacidade de transmitir os nossos desejos, necessidades, pensamentos e sentimentos. O processo de comunicação se inicia logo após o nascimento, por meio do choro como reação à dor e à fome, e vai amadurecendo progressivamente conforme a criança cresce.

Durante a avaliação do desenvolvimento da linguagem, é realizada uma avaliação global da saúde da criança e de todo o desenvolvimento neuropsicomotor, visando identificar fatores de risco que possam interferir no desenvolvimento da fala – tais como doenças maternas no período gestacional, internamentos prévios, falta de estimulação, problemas auditivos, abuso de telas e dispositivos eletrônicos.

O desenvolvimento da fala possui alguns marcos facilmente identificáveis e que podem servir de sinais de alerta para uma avaliação especializada:

• Até um ano de idade é esperado o uso de palavras funcionais como “oi”, “tchau”, “mamãe”, “papai” e sons de animais (ae au, miau e outras onomatopeias)

• Nos dois primeiros anos de vida é esperado que a criança já fale aproximadamente 200 palavras e forme frases curtas e entenda comandos simples como “pega a bola” ou “dá tchau”

• Dos 3 aos 4 anos de idade as crianças devem possuir um vocabulário entre 500-1000 palavras compreensíveis e compreender ordens não relacionadas (por exemplo: “traz a boneca e fecha o armário”)

• A partir dos 5 anos de idade é previsto que a criança forme frases completas, fale corretamente, além de possuir um vocabulário com aproximadamente 6000 palavras.

O diagnóstico precoce permite que ações sejam realizadas para evitar o agravamento do quadro e repercussões negativas futuras. A atuação é multidisciplinar e requer não só a equipe de saúde, mas também o empenho de toda a família para o melhor desenvolvimento da criança.


Por Palmira Joana dos Santos CRFa 9419

H. Mota Clínica Médica

Av. José Eugênio Muller, 881 – Térreo- Itajaí/SC

📱 (47) 3228-0431

@clinicah.mota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s