
Preconceito, medo, vergonha, falta de informações… Inúmeras são as questões que acabam afastando as pessoas que precisam do efetivo uso de um aparelho auditivo. De forma geral, entre a indicação e o reconhecimento da real necessidade de uso de aparelhos passam-se anos, e a relutância diária em reconhecer os benefícios e quantas limitações a perda auditiva pode gerar na qualidade de vida são negligenciadas.
Óculos geralmente são mais bem aceitos, possuem diversos designs e marcas, devolvem a qualidade visual para os seus usuários, dificilmente gerando tabus. O fato de quem sofre com
a deficiência auditiva relutar em reconhecer suas dificuldades e buscar soluções para ter qualidade de vida é amplamente conhecido. Apenas 40% das pessoas com perda de audição reconhecem que ouvem mal. Talvez pelo medo; afinal, aparelho auditivo é “coisa de idoso’’, “é desconfortável’’, “é feio’’, “é grande’’, “vai piorar minha audição’’ e inúmeras outras barreiras limitam a aceitação de um mundo com mais qualidade de vida.
Nos últimos anos vimos a transformação tecnológica de telefones, televisores, computadores e tudo que está ao nosso redor. Com os aparelhos auditivos, não diferiu. Incontáveis são SAÚDE
as novas tecnologias que buscam suprir necessidades, sem gerar desconforto, reabilitar a audição, sem gerar estigmas.
“Ah, mas utilizar coisas no ouvido gera preconceito?” E nesta vertente, não vemos ninguém reclamando ou condenando o uso de fones intra-auriculares. Ainda mais com a ascensão do mundo “sem fio’’, com AirPods, Galaxy Buds e inúmeros outros fones sendo cotidianamente utilizados em nossas ruas para o lazer, sem nenhum tabu.
A maior barreira é o mito de que o aparelho auditivo é visível e que a deficiência auditiva será destacada. Isso está muito longe de ser verdade. Vale ressaltar que muitos aparelhos de amplificação são menores e mais discretos que dispositivos recreativos, como os fones de ouvido, aparecendo inclusive menos que muitos deles.
Daniel Buffon Zatt | CRM/SC: 23.589 | RQE: 18.759 | Otorrinolaringologista
FGA. Elaine C.C. Pereira | Fonoaudióloga – CRF3 6.685
Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC
📱 (47) 99790-9094
@daniel.otorrino