TRATAMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

O tratamento caracteriza-se por intervenção precoce através de terapias que visam potencializar o desenvolvimento do paciente. 

Atualmente as terapias com maior evidência de benefício são baseadas na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), associada a terapias auxiliares como Psicoterapia, Fonoterapia, Terapia Ocupacional e Psicopedagogia. Outras abordagens devem ser orientadas de acordo com cada caso individual e o número de horas semanais deve ser definido individualmente, sendo sugerido no mínimo 10 horas semanais de intervenção. 

Eventualmente pode ser necessário o uso de medicação para sintomas associados como agressividade e agitação, podendo ser utilizado nestes casos a Risperidona ou Aripiprazol. Além disso, pode ser indicado os psicoestimulantes para pacientes com TDAH associado. Outros fármacos podem ser tentados em situações específicas e individuais. 

Dietas, suplementações vitamínicas e outros tipos de abordagens têm sido propostas para o tratamento, entretanto, não há evidência científica para que muitas terapias sejam utilizadas. O surgimento das mídias sociais trouxe a possibilidade de difundir maior quantidade de informação em curto espaço de tempo, fazendo com que a maioria dos pacientes use ou já tenha usado algum tipo de terapia alternativa sem eficácia comprovada. Apesar da grande maioria das publicações serem bem-intencionadas, nem sempre as informações são corretas e isso pode ser muito perigoso, podendo trazer não só prejuízos econômicos, mas também abandono de tratamento comprovadamente eficaz. 

Vale ressaltar que vacinas não causam ou desencadeiam TEA e que os pacientes com TEA devem tomar todas as vacinas disponíveis para faixa etária.


Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844
Neurologista Infantil
@dralarissa_neuropediatra

Curumim Clínica Pediátrica
Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí
📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622
@clinica.curumim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s