QUAL A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO NEUROPSICOPEDAGÓGICO PARA CRIANÇAS OU ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL? 

O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva. Nada tem a ver com deficiência auditiva ou surdes, pelo contrário, a pessoa possui a queixa de não ouvir bem, mas tem a audição completamente normal! Ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala. 

O TPAC pode causar sérios impactos psicoemocionais, educacionais e sociais. Pode afetar a compreensão da fala e a capacidade de percepção de sons, prejudicando assim, o aprendizado escolar. 

O atendimento Neuropsicopedagógico para crianças com o transtorno do processamento auditivo central é essencial e deve ser realizado em parceria com o fonoaudiólogo (profissional que realiza o diagnóstico do TPAC e trata). 

É comum crianças com o transtorno terem muita dificuldade na área de cálculos e interpretação de problemas, dificuldade na leitura e na escrita, dificuldade em contar ou narrar uma história, dificuldade de manter a atenção durante as explicações verbais e dificuldade de memorizar nomes e frases. E é aí que entra a importante atuação Neuropsicopedagógica estimulando funções executivas e todas as habilidades que estiverem alteradas como as citadas nos exemplos anteriores. 


Fernanda Niederauer
Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440
Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem
Terapeuta Analista do Comportamento-ABA
(47) 9 8845-0297
neuroppfernanda@gmail.com
@neuroppfernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s