
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC) é a alteração ou falta de habilidade na recepção, análise e processamento da informação que chega pela via auditiva. Nada tem a ver com deficiência auditiva ou surdes, pelo contrário, a pessoa possui a queixa de não ouvir bem, mas tem a audição completamente normal! Ou seja, a dificuldade está em processar auditivamente a informação recebida. Há uma dificuldade em localizar, discriminar, reconhecer, memorizar e compreender a fala.
O TPAC pode causar sérios impactos psicoemocionais, educacionais e sociais. Pode afetar a compreensão da fala e a capacidade de percepção de sons, prejudicando assim, o aprendizado escolar.
O atendimento Neuropsicopedagógico para crianças com o transtorno do processamento auditivo central é essencial e deve ser realizado em parceria com o fonoaudiólogo (profissional que realiza o diagnóstico do TPAC e trata).
É comum crianças com o transtorno terem muita dificuldade na área de cálculos e interpretação de problemas, dificuldade na leitura e na escrita, dificuldade em contar ou narrar uma história, dificuldade de manter a atenção durante as explicações verbais e dificuldade de memorizar nomes e frases. E é aí que entra a importante atuação Neuropsicopedagógica estimulando funções executivas e todas as habilidades que estiverem alteradas como as citadas nos exemplos anteriores.
Fernanda Niederauer
Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440
Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem
Terapeuta Analista do Comportamento-ABA
(47) 9 8845-0297
neuroppfernanda@gmail.com
@neuroppfernanda