SERÁ QUE VOU CONSEGUIR PASSAR NO VESTIBULAR NO CURSO DO MEU SONHO?

SERÁ QUE CONSIGO CONQUISTAR UM NOVO EMPREGO?  SERÁ QUE VOU CONSEGUIR MONTAR O MEU PRÓPRIO NEGÓCIO?

Psicóloga Sandra Padilha

Esses são apenas alguns dos muitos questionamentos sobre os desejos que podem direcionar a vida dos jovens e adultos de modo geral. No entanto, para conquistar esses desejos ou objetivos a curto prazo, talvez não seja possível encontrar um roteiro; mas se houver um planejamento de futuro com metas reais e ações persistentes, todas as mudanças e conquistas serão possíveis. Para que haja esse planejamento, alguns passos anteriores devem ser realizados, entre eles, o desenvolvimento do autoconhecimento, que é o conhecimento das características pessoais, sejam pontos fortes ou pontos a serem aprimorados. Além disso, o autoconhecimento nos conduz a conhecermos nossos interesses e o que de fato valorizamos na vida.

Associado a esta busca, deve-se estar atento também ao contexto de trabalho e explorar as diversas profissões, desde sua formação e instituições que a oferecem, até informações sobre possíveis locais de trabalho, vagas disponíveis, entre outros aspectos. Não só isso; é necessário refletir sobre o contexto em que a pessoa esteja inserida e avaliar se o mesmo facilita ou restringe algumas possibilidades. Estudos já têm demonstrado que um cuidadoso planejamento tenderá a manipular e avançar o contexto do indivíduo, tornando a escolha profissional mais próxima de converter-se em realidade.  

Por essa razão, vemos a importância de construir um planejamento de carreira, tendo em mente que um dos principais elementos desse plano é o desenvolvimento de competências e recursos psicológicos positivos tais como o otimismo, esperança, coragem, adaptabilidade, flexibilidade para lidar com as diferenças e com as possíveis mudanças de rotas no meio do caminho. Todos estes recursos são essenciais para alcançar os objetivos, mantendo a saúde mental preservada.  Cada uma dessas reflexões é importante e ajuda você a pensar no seu projeto de vida e o que realmente gostaria de vivenciar nos anos que virão. Caso você precise de apoio para planejar o seu percurso de carreira, independentemente do estágio da vida em que esteja, busque o suporte de um orientador profissional, que ajudará você a construir estratégias comportamentais para você conhecer e alcançar o seu objetivo.


Sandra Padilha – Doutoranda em Psicologia

Psicóloga CRP 12/03692

Rua Cônego Tomás Fontes, 145. Sala 2008. Lion Center – Centro. Itajaí |SC

http://www.psicologasandrapadilha.com

📱 (47) 9 8499-8022

@sandra.padilha_

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s