A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR TREINOS PARA REDUZIR OS RISCOS DE LESÕES

Fala meus jovens, tudo certo? Hoje vamos falar dos treinos que podem estar lhe ajudando em reduzir seus riscos em se lesionar tanto em se esporte quanto em seu dia-dia.

Vários fatores podem induzir o ser humano a sofrer lesões no joelho, costas, quadril, ombro e assim por diante, primeiro uma anatomia não muito correta em sua função, como desvios posturais, desalinhamento articular, encurtamento e fraqueza muscular, causando trofismo e enfraquecimento muscular, gerando má postura, dores e condutas que geram stress nesta musculatura e articulação. 

Pensando que podemos diminuir essas lesões fazendo alguns exercícios mais específicos tanto para as atividades de vida diária assim como para o esporte, exercícios que sejam mais específicos para seu OBJETIVO diário de movimentos e ou específico para seu esporte.

Com um programa de fortalecimento muscular, melhora de alongamentos nos músculos e mobilidade articular pode-se proporcionar benefícios que irão evitar que por algum momento inesperado onde você precise dessas estruturas fortes e moveis em lhe causar algum tipo de lesão. Dentro desses treinos específicos você precisa entender que seu corpo precisa estar LIBERADO (sem tensões) precisa ser MOVEL (conseguir grandes movimentos em suas amplitudes tanto articulares quanto musculares) assim como precisa ser ESTÁVEL (ter força em várias direções e permanecer forte quando ter alguma perturbação externa)

Na grande maioria das vezes quando queremos evitar algum tipo de lesão pensamos em melhorar nosso alongamento e “criar” mais músculos, pois bem e se eu te disser que antes de qualquer coisa devemos melhorar nossa MOBILIDADE ARTICULAR!

Mas Rodrigo o que seria isso? Nada mais do que você conseguir ter boas amplitudes de seus movimentos, quantas vezes você tentou fazer algum exercício ou movimento que por falta de mobilidade não conseguiu? A simples tentativa em “coçar as costas” e não chegar lá, tentar fazer um movimento jogando uma “pelada” de futebol e sair com dores, ou até mesmo na academia fazer um exercício e não conseguir pela falta de mobilidade e amplitude articular.

Quem já passou por alguma situação de cirurgia de joelho, por exemplo, sabe o quanto é importante você voltar a ter a amplitude de movimento para parar de “mancar” e ter uma marcha normal.

Assim como a MOBILIDADE e ESTABILIDADE são de suma importância para que você consiga reduzir seus riscos de lesões os treinos específicos precisam ser agregados em sua rotina de treino.

Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida, é só chamar.

Grande abraço.



Rodrigo Bender
Pernsonal Trainer
Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance
@rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s