AVALIAÇÃO AUDITIVA

Fonoaudióloga Greiceane Dall Agnol Dolzan | H. Mota Clínica Médica

A avaliação auditiva é composta por uma série de exames utilizados para o diagnóstico audiológico. Dependendo da faixa etária, o profissional responsável pela avaliação vai escolher qual o melhor procedimento a ser realizado, com o objetivo de avaliar a integridade da via auditiva.

Essa avaliação é composta por diversos procedimentos, sendo os mais realizados a audiometria tonal limiar, a logoaudiometria e a timpanometria.

O bebê ao nascer deve realizar a Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU) ainda na maternidade, a fim de minimizar os impactos causados por uma possível perda auditiva, pois o diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para o desenvolvimento das crianças.

É recomendado que crianças que apresentam atraso no desenvolvimento de fala e de linguagem realizem uma avaliação audiológica completa, considerando que para o bom desenvolvimento das funções comunicativas a criança precisa ter uma boa audição.

No adulto, deve-se realizar sempre que perceber alguma dificuldade auditiva, e ainda nos casos em que há histórico de familiares com perda auditiva, trabalhadores que são expostos a ambientes ruidosos, traumas acústicos e doenças otológicas.

Os cuidados com a audição devem iniciar desde o nascimento de um bebê até a idade adulta, pois os impactos causados por uma dificuldade auditiva podem influenciar na comunicação, na vida social e emocional de todas as pessoas.


Por Greiceane Dall Agnol Dolzan

Fonoaudióloga CRFa 3-8711

H. Mota Clínica Médica

Av. José Eugênio Muller, 881 – Térreo- Itajaí/SC

📱 (47) 3228-0431

@clinicah.mota

www.clinicahmota.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s