COMO SABER SE MEU(MINHA) FILHO(A) TEM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO?

Essa é uma pergunta que recebo com muita frequência no consultório e no direct do Instagram.

Pensando nisso, a matéria deste mês traz informações importantes acerca do desenvolvimento infantil e intervenção precoce.

Todas as crianças recebem ao nascer a caderneta de vacinação não é mesmo? Pois ela contém gráficos que marcam o desenvolvimento infantil em cada faixa etária, ou seja, quais habilidades o seu bebê precisa ter em cada fase da vida.

Esqueça aquela frase que crescemos ouvindo: “cada criança tem seu tempo”. Não é verdade, e devemos tomar muito cuidado ao falar isso para pessoas que têm crianças com atrasos.

Ainda no primeiro ano de vida do bebê é esperado que ele fale suas primeiras palavrinhas, palavras isoladas como mama e papa. É esperado também que, por volta de um ano, alguns até antes, já estejam caminhando sem apoio.

Com dois anos de idade a criança já nomeia partes do corpo, imita outras crianças e atende comandos como: sentar, pegar, parar e guardar.

Com três aninhos a criança já brinca de faz de conta. Usa o simbólico com propriedade, interage com os pares e usa frases para se comunicar.

Portanto, existe um tempo certo e aproximado para tudo. Esses tempos se chamam marcos do desenvolvimento infantil.

Uma criança de três anos que não interage, não se comunica, não brinca de faz de conta, está apresentando sintomas de atraso no desenvolvimento e não vai despertar um botãozinho no “tempo dela”.

Procure avaliação profissional assim que suspeitar de atrasos na sua criança. Intervenção precoce muda histórias; diagnóstico não é ponto final, é ponto de partida.


Fernanda Niederauer

Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440

Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem

Terapeuta Analista do Comportamento-ABA

(47) 9 8845-0297

neuroppfernanda@gmail.com

@neuroppfernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s