
Você já se deparou com uma criança que discute por qualquer coisa, desafia pais e professores, não assume seus erros ou responsabilidades, culpa os outros por suas atitudes erradas, tem um humor raivoso ou irritável e costuma sempre ficar brava com seus colegas ou família de maneira a demonstrar que a cada situação será sempre difícil convencê-la?
Se sim, é necessário pensar em Transtorno Opositivo Desafiador.
Os comportamentos deste transtorno também evidenciam dificuldades para analisar regras e opiniões alheias, além de intolerância a frustrações, levando a reações agressivas, intempestivas, sem qualquer diplomacia ou controle emocional.
Essas crianças costumam ser discriminadas, perdem oportunidades e desfazem círculos de amizades. Não raro, sofrem bullying e são retiradas da escola e eventos sociais por causa do seu comportamento. A associação com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é frequente.
Nunca se atente apenas ao que você enxerga. Busque sempre os verdadeiros motivos dos comportamentos inadequados com ajuda especializada.
Por Dra. Larissa Alessandra Mehl | CRM/SC 13858 | RQE 10844
Neurologista Infantil
@dralarissa_neuropediatra
Curumim Clínica Pediátrica
Rua Lauro Müller, 750, Bairro Fazenda – Itajaí
📱 (47) 3349 3101 | 9 8425-4622
@clinica.curumim