FILTRO SOLAR: COMO ESCOLHER O MEU?

Na edição anterior falamos sobre a importância do filtro solar. Agora vamos aprender mais sobre este produto para que possa escolher o ideal para você.

Os protetores solares protegem contra os raios UVA e UVB e são divididos quanto à sua composição em filtro físico e filtro químico; no caso dos filtros físicos a proteção acontece pela formação de uma camada que reflete os raios; já nos protetores químicos os raios são absorvidos, minimizado a energia. As peles sensíveis e reativas podem optar pelos filtros físicos, as demais peles podem optar pela mistura dos dois, pois tornam a proteção ainda mais efetiva.

O FPS normalmente é fator mais levado em conta na hora de escolher um filtro solar, no entanto, ele indica apenas a proteção contra os raios UVB, o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem ficar vermelha.

Já o PPD, que determina a proteção contra os raios UVA, não é considerado, e quase não aparece nos rótulos, mas a legislação brasileira exige que 1/3 do FPS seja de PPD; assim, com FPS 30 há um PPD 10, sendo o ideal para proteção um PPD acima de 20. Cabe lembrar que quanto mais branca a pele, e quanto mais vermelha a pessoa fica, maior deve ser o FPS e consequentemente o PPD.

Quanto ao tipo de pele, peles oleosas devem optar pelas opções oil free, em gel, gel creme e fluidos; os com ativos que controlam a oleosidade e que têm efeito matificante também são uma ótima opção. Já as peles normais a secas podem escolher texturas um pouco mais cremosas acrescidas de ativos hidratantes.

Com cor ou sem cor? Filtros solares com cor têm pigmentos na sua composição que garantem a proteção extra; peles com manchas deveriam preferir essa opção.

Escolha um para chamar de seu e fique protegido!


Por Giovana Salgado
CRF/SC 9934
Especialista em Harmonização Facial e Estética Avançada
Consultoria Skincare Online
(47) 9 9932-7255
@giovanasalgadobc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s