
O processamento auditivo central é a capacidade de analisar e interpretar as informações auditivas que nos chegam ao cérebro através da audição. Em resumo, ‘’eu ouço, logo entendo’’.
A pessoa que possui transtorno do processamento auditivo escuta o som, mas tem dificuldade em entender, armazenar, localizar, processar as informações auditivas, mesmo com a audição normal.
Vamos para as principais questões relacionadas:
Quais as queixas mais comuns?
• Não responde ao chamado, parece desatento.
• Dificuldade na discriminação auditiva, que se manifesta na fala ou escrita.
• Dificuldade em memorizar informações auditivas, como, por exemplo: soletrar, memorizar recado, listas, seguir instruções orais.
• Dificuldade em compreender a fala em ambientes com ruído.
• Baixo desempenho em tarefas que necessitam de atenção auditiva.
• Pouca habilidade musical, ritmo e prosódia (inclusive na própria fala).
• Dificuldade em aprender outras línguas.
• Pedidos para repetir a informação auditiva várias vezes, parecendo não ouvir.
O que podemos fazer quando desconfiamos desse transtorno?
Avaliação com otorrino e fono, incluindo uma avaliação do aparelho auditivo e a realização de testes específicos do processamento auditivo central, realizado idealmente após os 7 anos em pessoas que possuem audição normal.
E o resultado da avaliação do processamento auditivo?
O resultado fornece dados importantes sobre como a pessoa processa os sons que ouve, seja sons linguísticos ou não. O teste tem sido utilizado como complemento no diagnóstico dos distúrbios de linguagem, dislexia, déficit de atenção e autismo.
Como é o tratamento?
Após detectadas as habilidades auditivas alteradas, traça-se um plano terapêutico de fonoterapia por meio do “treinamento auditivo”. O treinamento auditivo é composto por exercícios específicos para estimular as habilidades auditivas, utilizando a neuroplasticidade do cérebro para melhorar o processamento auditivo e a capacidade de compreensão dos sons.
Dr. Daniel Buffon Zatt | CRM/SC: 23.589 | RQE: 18.759 | Otorrinolaringologista
Fga. Elaine C.C. Pereira | CRF3 6.685 | Fonoaudióloga
Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC
📱 (47) 99790-9094
@drdanielzatt
http://www.danielotorrino.com.br