Enfim, ferias!

Dar uma pausa na rotina das crianças e dos adolescentes ajuda e muito a aliviar a tensão, o estresse e até mesmo a ansiedade.

Pensando na melhor época do ano para a maioria dos estudantes, a matéria deste mês traz dicas de como se divertir muito nesse período e ainda assim estimular o aprendizado.

Não apenas os adultos, mas as crianças e jovens também podem sofrer com episódios de estresse desencadeados pela rotina de estudos. Por isso, é importante que os pais e responsáveis proporcionem momentos de relaxamento, dando vazão a toda a tensão do ano escolar.

Uma dica muito bacana é trabalhar com habilidades relacionadas à linguagem oral e ao raciocínio lógico por meio de jogos de estratégia e de tabuleiro. Não importa qual a faixa etária; estas formas de lazer sempre funcionam muito bem.

As vivências da rotina em família podem incluir um cofrinho, manipulação do dinheiro para pequenas compras e trocas de moedas por cédulas; isso ajuda na percepção da formação do conceito de número.

A escolha de um simples álbum de figurinha traz ricos aprendizados para a matemática como contagem, leitura de números maiores, identificação de números.

Abaixo separei uma lista de jogos e atividades que podem ser facilmente encontradas em livros, tabuleiro ou até mesmo em ambiente on-line:

• Tangram

• Jogo da memória

• Palavras cruzadas

• Tétris

• Sodoku 2048 ( jogo matemático)

• Xadrez

• Labirintos

• Quebra-cabeça

O período de férias é valioso para o aprendizado e crescimento das crianças e ainda contribui no desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Use e abuse da criatividade!


Por Fernanda Niederauer
Neuropsicopedagoga Clínica / CBO: 239440
Especialista em Desenvolvimento Infantil e Transtorno de Aprendizagem
Terapeuta Analista do Comportamento-ABA
(47) 9 8845-0297
neuroppfernanda@gmail.com
@neuroppfernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s