
Fala, galera! Todos sabem que praticar Exercícios Físicos sendo garante uma qualidade de vida e ainda contribui para o alívio do estresse e da ansiedade do dia-dia, mas por que, então, algumas pessoas sentem dores de cabeça durante ou depois de fazer exercícios?
Antes de tudo, deixando bem claro que o Exercício Físico sendo bem orientado diminui muito o risco do aluno em ter essas reações durante ou pós-treino, mas então como acontecem essas dores?
Se liga, existem vários fatores externos causados por nós que podem aumentar as chances de desenvolvermos essas dores, como a desidratação, consumo de bebida alcoólica em excesso, falta de sono, TPM e Estres que podem gerar essas dores, o fator causado pelo esforço intenso do treino, calor ambiente e algumas modalidades que exigem mais do corpo como natação, corrida, bike e exercícios feitos ao ar livre quando as temperaturas e sol estão aumentados podem aumentar as chances dessas dores aparecerem.
As dores causadas por fatores externos podem ser facilmente resolvidas, melhorando as causas, gerando mais cuidado de nosso corpo reduz muito as possibilidades de termos dores de cabeça durante ou pós-treino. E quando a pessoa chega à academia ou começa a fazer algum exercício ao ar livre e começa a ter dores de cabeça o que fazer?
Em alguns casos, a dor de cabeça pode ser provocada pelo aumento da pressão arterial durante o treinamento resistido (com pesos) e, geralmente, porque você prende a respiração mais do que faria normalmente, podendo aumentar a pressão periférica e causar essas dores.
O aumento do fluxo sanguíneo da musculatura que estamos trabalhando também pode gerar esse desconforto, sendo assim uma forma de evitar e possivelmente resolver esse problema seja um pequeno ajuste de carga, tempo de intervalo e correção da respiração.
Antes de começar seus treinos e você perceba que já vem do trabalho ou casa com essas dores, converse com seu treinador, ele pode lhe ajudar com alguma mudança no treino, para que nesse dia EM ESPECIAL você faça algo mais leve e que te ajude a reduzir essas dores.
O problema em si raramente significa algo grave, mas fique sempre atento a esses episódios, pois se vir a acontecer a intensificação do problema procure ajudar de seu médico, ele irá fazer alguns exames e irá te aconselhar qual a melhor forma de resolver esse problema.
Espero ter ajudado, fiquem bem e qualquer dúvida, é só me chamar.
Rodrigo Bender
Pernsonal Trainer
Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance
@rodrigo.benderpersonal