
Septo nasal é a divisão interior entre as duas narinas, ou seja, o meio do nariz. Assim sendo, o desvio de septo é quando o meio do nariz está torto.
Nem sempre ter desvio de septo é um problema. 80% da população apresenta algum grau de desvio septal.
Respirar pelo nariz é saudável e é fundamental para nossa qualidade de vida. Alguns dos sinais de que o nariz precisa de uma avaliação é quando possuímos o nariz trancado / obstruído, sinusites de repetição, dores de cabeça, respiração pela boca, roncos noturnos, entre outros. Sendo que, nestes sintomas, o desvio de septo pode ser um dos vilões.
Desvios mais complexos e obstrutivos podem se beneficiar de uma septoplastia, a qual é a cirurgia de correção do desvio de septo.
O procedimento é geralmente realizado sob anestesia geral, sem cortes externos ou cicatrizes, utilizando, em alguns casos, técnicas modernas de cirurgia por vídeo endoscopia, durando aproximadamente 90 minutos e com alta hospitalar no mesmo dia.
Como todo procedimento, existem riscos, que procuramos reduzir com um pré-operatório cauteloso e cuidados específicos no pós-operatório. Dentre eles está a dor, frequente nos primeiros dias, porém geralmente de leve intensidade e com boa resolução ao uso de analgésicos comuns. Além disso, sangramento e obstrução nasal são frequentes, em função da manipulação e inchaço. O repouso total é orientado entre 7-10 dias, e a restrição aos esforços físicos devem ser mantidas por pelo menos 30 dias.
Como pode-se perceber, existem diversos ‘’geralmente’’ neste texto, isso em função de que cada caso deve ser discutido com seu otorrino, verificando todos os prós e contras, além de um planejamento individualizado para cada pessoa.
Dr. Daniel Buffon Zatt | CRM/SC: 23.589 | RQE: 18.759 | Otorrinolaringologista
Fga. Elaine C.C. Pereira | CRF3 6.685 | Fonoaudióloga
Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC
📱 (47) 99790-9094
@drdanielzatt
www.danielotorrino.com.br