(PARTE 1)

O texto visa enfatizar o efeito protetor dos Exercícios Físicos (EF) em crianças e adolescentes, com especial referência ao sistema imunológico. Períodos de inatividade prolongada em crianças e adolescentes são raros e devido a eventos excepcionais, como doenças ou circunstâncias ambientais, por exemplo, desastres naturais, guerras ou epidemias. A recente pandemia COVID-19 forçou bilhões de crianças em idades de desenvolvimento a inatividade. Este evento excepcional foi motivo para prestar atenção nas estratégias comportamentais compensatórias adotadas por crianças e adolescentes para combater a inatividade física. Diversos estudos mostraram o aumento da atividade física espontânea (AF) entre crianças e adolescentes para compensar o sedentarismo. No entanto, para algumas crianças, o sedentarismo poderia, por sua vez, promover outro sedentarismo. Com o reinício da “vida cotidiana normal” em todo o mundo, uma pergunta é feita tanto sobre como retomar os Exercícios Físicos sem causar danos quanto como melhorar a resposta imune. As crianças devem retomar os Exercícios Físicos gradualmente utilizando diferentes métodos, considerando idade, sexo, estado de saúde e a presença de condições de sobrepeso. A imunidade pode ser estimulada por exercício aeróbico, treinamento de resistência, exercício de flexibilidade, relaxamento e exercícios coordenados.
A retomada da vida normal e das atividades físicas e esportivas deve ser abordada, tendo em vista as indicações e riscos de um aumento repentino nas atividades físicas e nos esportes, para evitar lesões e maximizar os benefícios. A disponibilidade de uma variedade de métodos pode ser enganosa, e é necessário um profissional da saúde física selecionar o método apropriado para aumentar a resposta imune. Atualmente, há um grande conjunto de conhecimentos sobre o extremo perigo do sedentarismo, embora a eficácia das medidas de saúde pública para a melhoria da saúde das crianças seja, por vezes, limitada.
No geral, a estimulação das respostas imunológicas deve seguir um aumento gradual das cargas, uma abordagem interessante e uma estimulação apropriada. O surgimento da pandemia tem demonstrado a importância dos Exercícios Físicos (EF) no aumento das defesas imunológicas e a necessidade de implementar planos de torná-los prioridade.
A participação regular nos exercícios e esportes é uma ferramenta indispensável para manter a saúde, melhorar o humor, reduzir a inflamação e impulsionar o sistema imunológico em crianças e adolescentes.
O texto acima deixou no centro as crianças e os adolescente, mas é aplicável para todas as faixas etárias, a diferença está nos danos ainda piores nos mais velhos.
Top Physical
Raphael Mello Block | Profissional de Educação Física | CREF – 4547/SC
Rua Lauro Muller, 863 | Fazenda | Itajaí -SC
📱 (47) 3348-2424 | 📱 (47) 9 8817-9357
http://www.topphysical.com.br
@tpsaudefisica
@raphael.saude