NEFROLOGIA PEDIÁTRICA: A SAÚDE RENAL DAS CRIANÇAS EM FOCO NA KIDNEYKIDS

Para saber sobre a especialidade que cuida diretamente da saúde renal dos pequenos e dos adolescentes, fomos conversar com a especialista no assunto, a dra. Ana Paula Pereira da Silva, nefrologista e diretora técnica da clínica Kidneykids, em Itajaí. Mas, sua atuação não para por aí, pois seu trabalho se estende como membro da equipe de nefrologia pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, e ao dar assistência em nefrologia pediátrica nos hospitais Pequeno Anjo, Unimed Litoral e Santa Luiza (em Itajaí e Balneário Camboriú). Confira!

O que você aconselharia aos pais com preocupações sobre a saúde renal do filho?

Primeiramente, manter hábitos saudáveis, evitar industrializados, dieta com pouco sódio, estimular ingestão de água e atividades físicas.

Além disso, sobre a saúde renal especificamente, grandes diferenciais são a identificação e o tratamento precoce. É essencial que, ao perceber qualquer alteração, seja realizada uma consulta para avaliação. Importa

lembrar que todas as infecções urinárias, insucesso no desfralde (acima de cinco anos), dúvidas sobre o desfralde, dilatações renais, sangue ou proteína na urina, hipertensão arterial e pedra nos rins são exemplos de motivos para procurar uma consulta com um nefrologista pediátrico.

ATENDIMENTO KIDNEYKIDS

O atendimento da Kidneykids abrange toda a faixa etária pediátrica e adolescência até os 18 anos de idade. O que é ideal, pois algumas alterações renais já são possíveis de serem visualizadas desde o ultrassom gestacional, sendo realizado atendimento inclusive de pacientes ainda na

gestação para orientar os pais sobre a patologia e criar os planos de ação para quando o beber nascer, visando sempre ter o tratamento mais precoce possível.

Como a nefrologia pediátrica trabalha com outras especialidades médicas?

É de extrema importância que o pediatra faça a identificação dos problemas e o encaminhamento precoce para o nefrologista. Na nossa região de Itajaí, vejo que este fluxo ainda não acontece de forma habitual, fazendo os pacientes chegarem ao nefrologista quando já há alterações mais significativas. Por isso, é importante que assim que identificado o problema, como as malformações renais e do trato urinário, disfunções

miccionais, infecções urinárias (já no primeiro episódio), os pacientes sejam encaminhados para o nefrologista para intervenção precoce.

SERVIÇOS

• Atendimento e acompanhamento em nefrologia pediátrica

• Exame M.A.P.A. (monitoração ambulatorial de pressão arterial)

• Em implantação de novos exames

Dra. Ana Paula Pereira da Silva, nefrologista e diretora técnica da clínica Kidneykids


KIDNEYKIDS

R. Dr. Nereu Ramos, 197 – 602 – Centro, Itajaí – SC

http://www.kidneykids.com.br

contato@kidneykids.com.br

(47) 3045-1761 @kidneykidsitajai

Deixe um comentário