
O tão perigoso sedentarismo não tem preconceito com nada. tanto faz o sexo ou a idade, ele é cruel com todos.
Infelizmente, o sedentarismo pode ser facilmente associado a comportamentos alimentares não saudáveis, incluindo o aumento da ingestão de alimentos com açúcar, sal e ácidos graxos e modificações no tempo e modalidades das refeições, juntamente com um gasto calórico reduzido. Todas essas modificações iniciaram um efeito dominó, com um potencial enorme impacto na juventude, que experimentou alterações metabólicas e endócrinas a partir da modificação da rotina normal de sono/repouso. Um número crescente de crianças e adolescentes ganhou peso e desenvolveu problemas metabólicos, levando-os ao sobrepeso e à obesidade. De fato, uma revisão mundial, incluindo mais de 17 milhões de pessoas de 5 a 25 anos, encontrou mudanças significativas no peso corporal em quase todos os países.
O aumento da atividade física é apenas uma das tarefas sugeridas, e outras intervenções podem ser propostas: uma redução do tempo gasto com uma tela parece estar intimamente relacionada a uma melhor qualidade de vida relacionada à saúde. Segundo Gilic et al., há forte influência dos pais na atividade física em adolescentes, com efeito positivo do nível de instrução paterna e influência negativa de conflitos familiares. Como o efeito foi encontrado antes do confinamento e continuou durante a pandemia, qualquer intervenção deve ser adaptada de acordo com uma avaliação cuidadosa de cada situação de criança/adolescente.
Cada vez mais reforça-se a necessidade de programas de prevenção de doenças. Paralelamente a essas preocupações, estudos têm demonstrado o impacto do sedentarismo (particularmente em decorrência da inatividade física) na saúde.
Os Exercícios Físicos (EF) cientificamente comprovam seu papel protetor na prevenção de doenças não transmissíveis. “A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido por músculos esqueléticos que requerem gasto energético”. Abrange, assim, muitas formas de atividade, que vão desde o esporte até formas de viagem pessoal e atividades domésticas e de lazer. Qualquer tentativa de medir a atividade global de um indivíduo deve levar em consideração todos esses componentes. Este é ainda mais o caso se levarmos em conta as recomendações de saúde pública expressas em termos do volume total de atividade de um indivíduo. Já os Exercícios Físicos, diferentes das atividades físicas, são sistematicamente prescritos por um profissional da saúde física. Assim, recomenda-se “procurar um profissional da saúde física”. A literatura como um todo traz os efeitos positivos dos exercícios físicos sobre as diferentes dimensões da saúde. Os indivíduos que não cumprem essas recomendações são considerados fisicamente inativos, o que é um fator de risco de inúmeras doenças, sem contar com os prejuízos ao longo da vida.
Top Physical
Raphael Mello Block | Profissional de Educação Física | CREF – 4547/SC
Rua Lauro Muller, 863 | Fazenda | Itajaí -SC
📱 (47) 3348-2424 | 📱 (47) 9 8817-9357
http://www.topphysical.com.br
@tpsaudefisica
@raphael.saude