
O zumbido no ouvido consiste num som que na verdade é um sintoma de que há algo errado em nosso organismo. Muitas vezes possui uma relação próxima com a ansiedade. Quanto maiores os níveis de ansiedade, maior e mais desconfortável torna-se a percepção do zumbido, e isso acaba gerando ainda mais ansiedade. É um ciclo vicioso.
Por que isso ocorre?
O zumbido geralmente não vem diretamente do ouvido, mas sim do nosso cérebro, que é quem processa as informações fornecidas pelos ouvidos e pelo restante do corpo. O cérebro processa todos os nossos sentidos e emoções e por ser um órgão único, está suscetível a conflitos, pois todas as informações que nele chegam são impulsos elétricos.
Na maioria dos casos, em função de alguma perda auditiva ou outras agressões das células do ouvido interno, ocorre um aumento da atividade de forma espontânea nas informações da via auditiva em direção ao cérebro, como se fosse uma tentativa de compensação. Essa atividade elétrica pode ser interpretada pelo cérebro como um som, no caso o zumbido.
Já a ansiedade é um comportamento normal do ser humano. Trata-se da ativação elétrica de determinadas partes do cérebro desencadeada por estímulos internos ou externos, que geram essa sensação. Sim, a ansiedade é uma condição normal, mas quando ocorre de forma exagerada pode gerar um transtorno do humor.
Minha ansiedade pode fazer com que eu passe a perceber o zumbido?
Sim! O transtorno de ansiedade pode fazer com que tenhamos uma sensibilidade aumentada a outros estímulos internos e externos, aguçando a detecção de pequenas alterações nas vias auditivas que antes não seriam percebidas. Em muitos casos, de forma prévia já existia uma lesão no ouvido interno, que era imperceptível, porém após a redução no limiar de percepção de desconforto em função do transtorno ansioso, nosso cérebro entende aquela lesão no ouvido como algo de errado e isso é representado por um zumbido.
Dr. Daniel Buffon Zatt – Otorrinolaringologista – CRM 23.589 / RQE 18.759
Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC
📱 (47) 99790-9094
@daniel.otorrino
http://www.danielotorrino.com.br
FOTO: @marciojrph